Fiscalize o pedágio você também
Já que, muito em breve, ninguém conseguirá mais rodar pelas principais rodovias do Paraná sem pagar pedágio, o jeito é torcer não só para que os preços não sejam exorbitantes, mas também que as concessionárias não embolsem nossa grama de forma criminosa como ocorreu no passado. Mas para alcançar esses objetivos é imprescindível fiscalizar tudo muito bem.
E isso já está sendo possível por meio deste LINK, que leva a uma ferramenta muito interessante desenvolvida pela Frente Parlamentar das Engenharias e Infraestrutura da Assembleia Legislativa. Tão interessante que acaba de conquistar a terceira colocação na categoria "Criatividade na Gestão Pública" do Prêmio Curitiba Mais Criativa do World Creativity Day 2025, uma iniciativa reconhecida inclusive pela ONU.
Coordenador da Frente, o deputado Fabio Camargo explica que o "Fiscaliza Pedágios - Paraná" foi construído em conjunto com o Crea-PR e sem custo algum para o poder público. "Criamos a ferramenta com recursos próprios, dentro do gabinete, porque acreditamos que é possível fazer mais com menos. Nosso objetivo é garantir que a população acompanhe, em tempo real, as entregas previstas nos contratos de concessão. Fiscalizar é um dever de todos e essa ferramenta aproxima o povo das decisões que afetam diretamente seu dia a dia", explica.
A ferramenta disponibilizada permite que o usuário das rodovias sob concessão no Paraná verifique as obras em andamento, o status, os contratos, as tarifa e fotos da situação real de cada trecho. (Foto: Arquivo TCE)