TSE confirma: prazo para o PT substituir Lula expira nesta terça
O pedido do PT para prorrogar o prazo para a substituição do nome do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva na cabeça da chapa presidencial foi negado pela presidente do TSE (Tribunal Superior Eleitoral), Rosa Weber. Diante disso, o partido terá mesmo que fazer a troca até amanhã (11), sob pena de ser alijado da corrida presidencial.
Rosa Weber não viu motivos para acatar o pedido petista. "Não se justifica, contudo, o deferimento do pedido de sustação da eficácia do acórdão recorrido, ainda que na pretensa extensão mínima", diz a decisão dela.
A defesa de Lula pediu a ampliação do prazo para a próxima segunda-feira (17), na tentativa de continuar usando o ex-presidente no horário eleitoral gratuito por mais uma semana - o que, diga-se de passagem, já estava proibido por outras decisões judiciais anteriores.
Diante disso, é praticamente certo que o PT fará a substituição nesta terça, promovendo Fernando Haddad à condição de candidato a presidente e colocando Manuela D?Ávila, do PCdoB, como vice.
A previsão é de que a mudança seja formalizada em ato político em frente à Superintendência da Polícia Federal em Curitiba, onde Lula cumpre prisão em regime fechado desde 7 de abril deste ano. (Foto: jornal GGN)