Simepar alerta para risco de chuvas intensas em todo o PR
Devido à chegada de uma área de baixa pressão atmosférica vinda da Argentina e do Paraguai, fortes chuvas devem atingir o Paraná no período que vai da noite desta quarta-feira (23) até sexta-feira (25). O Simepar prevê que o acumulado poderá chegar até a 80 milímetros, razão pela qual a Defesa Civil já entrou de prontidão para fazer um monitoramento no Estado todo.
Segundo o Simepar, nas regiões Oeste e Sudoeste a mudança no tempo começa já na noite desta quarta com o avanço das primeiras áreas de instabilidade, causando chuva de fraca a moderada intensidade e trovoadas. Durante a madrugada desta quinta isso irá se intensificar, com precipitações mais severas e persistentes por todo o dia, com grande incidência de raios.
Já na manhã de quinta-feira, as tempestades alcançam as regiões Centro-Sul, Noroeste e Norte do Estado, com chuvas de moderadas a fortes e trovoadas atuando até a manhã de sexta-feira (25). Na região Centro-Sul, o volume de chuva deve ficar entre 60 e 80 milímetros, podendo ser ultrapassado em alguns pontos, enquanto que no Norte e Noroeste a precipitação será entre 40 e 60 milímetros.
"Durante a trajetória dessas tempestades há previsão de chuvas significativas e persistentes, de forma contínua, principalmente entre o Oeste e o Centro-Sul. Nas regiões dos Campos Gerais, Leste e Norte do Estado também há previsão de tempestades e incidência elevada de raios, porém o volume de precipitação deve ser menor", alerta o meteorologista Reinaldo Kneib.
Simepar e Defesa Civil alertam para o risco de alagamentos, enchentes e enxurradas no Centro-Sul, Oeste e Sudoeste. No Norte, Noroeste, Norte Pioneiro, Leste e Campos Gerais, o risco é menor para ocorrência dos fenômenos, mas não é possível descartá-los de maneira localizada. (Foto: Gilson Abreu/AENPR)