Vaticano marca para sábado o funeral do papa Francisco
O funeral do papa Francisco será realizado sábado (26), três dias depois do início do velório aberto, de acordo com anúncio feito nesta terça-feira (22) pelo Vaticano. A cerimônia começará às 10h do horário local (5h de Brasília), no átrio da Basílica de São Pedro, com missa presidida pelo cardeal Giovanni Battista Re, decano do Colégio Darcinalício.
Neste momento o corpo está na capela da residência Santa Marta, onde o sumo pontífice residia desde 2013, com um rosário nas mãos e vestido com a casula vermelha, o pálio e a mitra branca na cabeça. O caixão foi colocado no local na tarde de ontem, após cerimônia de certificação da morte.
De acordo com o Vaticano, o funeral deverá reunir cerca de 200 chefes de Estado e de governo. O presidente argentino Javier Milei, que recentemente fez duras críticas ao papa, foi o primeiro a confirmar presença e decretou sete dias de luto nacional. A primeira-ministra italiana Giorgia Meloni e os presidentes Luiz Inácio Lula da Silva e Donald Trump também confirmaram presença.
Imediatamente após o funeral o Vaticano começará da organização do Conclave para escolha do sucessor de Francisco. Pelas regras vigentes, isso não deve levar mais de 20 dias após a morte do papa. (Foto: Tomaz Silva/AGBR)