Moradores de Capitão terão um mês para fazer a ligação do esgoto
Com a conclusão das obras de implantação do sistema de esgoto sanitário em Capitão Leônidas Marques, agentes ambientais contratados pela Sanepar deram início à visitação nos imóveis contemplados com as redes coletoras para repassar orientações sobre o sistema implantado e seus benefícios, além de reforçar a correta interligação. Ao todo, serão visitados mais de 3,5 mil imóveis.
A empresa está dando prazo de 30 dias para que as ligações sejam, feitas. Após esse período, as equipes irão retornar aos domicílios para fazer a vistoria. Conforme determina o Código Sanitário Estadual, é obrigatória a ligação de todos os prédios residenciais, comerciais e industriais localizados em áreas servidas por sistema de coleta de esgoto.
Nessa primeira visita, os agentes da empresa contratada Sanecons Serviços Ltda estão dialogando com os moradores sobre a condição atual dos pontos de geração de esgoto de cada imóvel e identificando esses pontos em um formulário. A partir daí, a equipe repassa as orientações técnicas para que as instalações hidráulicas sejam ligadas corretamente.
Por exemplo, a água da chuva deve ser direcionada para as galerias de águas pluviais, operadas pelo município, ou para que o deságue seja feito em solo ou grama. Já os pontos que geram o esgoto doméstico, como pias, tanques e banheiros, devem ser canalizados na rede coletora de esgoto implantada pela Sanepar.
Os moradores serão orientados ainda sobre a necessidade e a importância da instalação da caixa de gordura nos pontos de descarte de pias de cozinha ou de churrasqueiras, item obrigatório pelas normas da Sanepar. "Sem essa importante instalação, pode haver entupimentos das tubulações, causando mau cheiro, rompimentos e danos na rede coletora e nas estações de tratamento", afirma a gestora de Educação Socioambiental da Sanepar, Marilúcia Cyrino Rodrigues. (Foto: Divulgação Sanepar)