Fiep reconquista o protagonismo
Não se trata de "puxar a brasa para nossa sardinha", já que estou me referindo a um cascavelense como eu, mas de uma constatação feita a partir do reconhecimento vindo de figuras de grande expressão pública. Faço esse preâmbulo apenas para tornar também minhas as palavras do deputado estadual Luiz Cláudio Romanelli ao analisar a gestão do empresário Edson Vasconcelos à frente da Fiep (Federação das Indústrias do Estado do Paraná), que tem devolvido rapidamente o protagonismo perdido por essa importante entidade alguns anos atrás.
"O Vasconcelos está liderando um processo de renovação na forma de gestão da Fiep, ampliando o debate, a discussão de projetos estruturantes no Paraná, notadamente nas áreas de infraestrutura e logística", testemunhou Romanelli, ressaltando que, fruto também da parceria da Fiep com o Governo do Estado, hoje a indústria paranaense está experimentando um impulso sem precedentes no que se refere à segurança jurídica oferecida a novos investimentos.
"Cumprimento o Vasconcelos pela iniciativa, inclusive, de proporcionar que a gente pudesse participar desse momento de discussão e debate daquilo que é de interesse da indústria no Parlamento", assinalou Romanelli em alusão à Agenda Legislativa da Indústria do Paraná elaborada pela entidade empresarial como forma de subsidiar os deputados sobre as ações necessárias para que este setor fundamental para a economia paranaense possa se desenvolver ainda mais.
Uma das propostas que mais agradaram a ele foi a de criação do Observatório dos Pedágios para monitorar o cumprimento dos novos contratos. "Esse é um grande avanço no controle social, liderado pela Fiep e que poderá ser acompanhado por todos os paranaenses", destacou Romanelli, que desde 1998 tem se destacado no debate desse tema e é autor da proposta que culminou com a criação, em 2020, da Frente Parlamentar sobre o Pedágio na Assembleia.
O deputado Luiz Fernando Guerra, presidente da Comissão de Indústria, Comércio, Emprego e Renda da Assembleia, também não poupou elogios à agenda preparada pela Fiep. "A indústria é uma das grandes responsáveis por manter o nosso Estado em movimento. Não estamos falando apenas de máquinas, investimentos e grandes estruturas. Estamos falando de emprego, dignidade e oportunidade para milhares de famílias. E é por isso que o poder público precisa ser um aliado da indústria e jamais um obstáculo", pontuou. (Foto: Divulgação)