54 anos da Apae: uma data digna de ser comemorada
A Apae de Cascavel está em festa. Fundada em 17 de abril de 1971, ela está completando 54 anos de serviços prestados à comunidade nesta quinta-feira, como referência no atendimento especializado em pedagogia, saúde e assistência social.
"A Apae muito nos ajuda, nos complementa no Sistema Único de Saúde, no Sistema Único de Assistência Social e nesses 54 anos construiu, aqui em Cascavel, um legado de doação, de dedicação voluntária, de defesa dos direitos da pessoa com deficiência, de amor acima de tudo e de inclusão. Cascavel tem que celebrar mesmo ter a Apae tão bem estabelecida aqui há tanto tempo e nós, como Município, sempre estamos a postos e prontos para ajudar", destacou o vice-prefeito Henrique Mecabô, que representou a administração municipal na comemoração do aniversário, antecipada em um dia.
Na celebração, desenvolvida no ginásio de esportes da escola e prestigiada também pelo secretário municipal de Saúde, Ali Haidar, foram fatiados nada menos que 54 bolos, um para cada aniversário e todos feitos por professores, familiares e parceiros. E para fechar os festejos com chave de ouro, houve uma tarde toda de brincadeiras.
A Apae cascavelense mantém duas unidades: a Escola Dr. Luiz Pasternak, voltada à educação infantil, e a Escola Valéria Meneghel, destinada ao ensino fundamental e à educação de jovens adultos. Juntas, elas atendem 520 alunos de todas as idades. "A diferença são as adaptações que nós fazemos para trabalhar a parte pedagógica com eles. Os alunos que conseguem se alfabetizar, nós incluímos no ensino regular. Então, já são 54 anos de trabalho, de evolução e de desenvolvimento", explicou a diretora pedagógica Wagna Sutana.
Há 210 funcionários para atender toda a estrutura pedagógica, de assistência social e de saúde. Por mês, são feitos cerca de 5 mil atendimentos em fisioterapia, terapia ocupacional, fonoaudiologia, psicologia e equoterapia. (Foto: Secom/PMC)