Prefeitos da Cantu buscam fortalecer parceria com Itaipu
A Itaipu Binacional recebeu, na manhã desta quarta-feira (16), uma comitiva de prefeitos da Cantuquiriguaçu, entidade que congrega 20 municípios do Médio Centro-Oeste do Paraná. Recebido pelo diretor de Coordenação, Carlos Carboni, o grupo buscou fortalecer a parceria entre seus municípios e a binacional.
Carboni disse a eles que hidrelétrica busca uma atuação integrada com as iniciativas municipais, estaduais e federais para garantir um desenvolvimento sustentável nos territórios. "A Itaipu tem inúmeras ações em todos os territórios, mas não queremos fazer disso algo isolado. A lógica é integrar com as ações entre o Estado e os municípios", explicou.
Carboni também reforçou em sua fala aos prefeitos, o compromisso da Itaipu em implementar políticas ambientais e sociais para mitigar os efeitos das mudanças climáticas e melhorar a qualidade de vida da população.
O encontro permitiu que os prefeitos pudessem discutir sobre suas responsabilidades na execução dos projetos e na promoção da cidadania em seus municípios.
APOIO FINANCEIRO
O presidente da Cantu e prefeito de Foz do Jordão, Francisco Clei da Silva, destacou a importância dos recursos que a Itaipu tem disponibilizado para os municípios da região. "O nosso objetivo é adquirir mais conhecimento e entender melhor como o projeto funciona. Hoje, somos gratos à Itaipu por disponibilizar esses recursos. Para nós, isso foi muito importante", afirmou.
Em Foz do Jordão, os recursos foram utilizados para pavimentação asfáltica em uma comunidade que enfrentava problemas como barro e poeira, beneficiando mais de 30 famílias, incluindo produtores rurais. Para o futuro, o prefeito expressou o desejo de contar com o apoio da Itaipu para projetos de poços artesianos e instalação de placas de LED para energia.
O prefeito de Rio Bonito do Iguaçu, César Augusto Bovino, compartilhou dados sobre obras realizadas em seu Município com o apoio do Programa Itaipu Mais Que Energia e informou sobre a conclusão das obras de proteção das fontes de água e construção de uma central de biogás. "Com os recursos financeiros da Itaipu, conseguimos realizar obras importantes para o município e atender as pessoas que precisam", disse.
Também participaram do encontro representantes dos municípios de Cantagalo, Catanduvas, Diamante do Sul, Espigão Alto do Iguaçu, Guaraniaçu, Goioxim, Laranjeiras do Sul, Marquinho, Nova Laranjeiras, Porto Barreiro, Reserva do Iguaçu e Virmond. Após a reunião, a comitiva participou de uma visita técnica à usina, conhecendo de perto o funcionamento da hidrelétrica e suas instalações. (Foto: William Brisida/Itaipu)