PR tem 3º melhor Ensino Superior do Brasil, atrás apenas de SP e MG
O Paraná é o Estado com o melhor Ensino Superior da região Sul e o terceiro melhor do Brasil, segundo todos indicadores que acabam de ser divulgados pelo Ministério da Educação, com dados relativos a 2023. Os resultados posicionam nosso Estado atrás apenas de São Paulo e Minas Gerais nesse balanço, que teve 48 instituições paranaenses com notas 4 e 5 do IGC (Índice Geral de Cursos).
O índice é calculado com base na qualidade dos cursos de graduação e programas de pós-graduação, entre outros indicadores institucionais. Nesta edição, a UEM melhorou seu desempenho e agora está com o conceito 5, ao lado da Unioeste e da UFPR, que mantiveram as notas do índice anterior. As outras cinco universidades estaduais paranaenses figuram na faixa 4 do IGC, confirmando a força do ensino superior público no Estado.
Para o secretário estadual da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Aldo Nelson Bona, o resultado consolida o Paraná como referência nacional em educação superior. "O destaque demonstra a importância do compromisso do Governo do Paraná em continuar investindo para melhorar ainda mais a qualidade do ensino superior, da ciência e tecnologia", afirma. "O resultado reflete a educação de alto nível do Paraná e o corpo docente qualificado das universidades, fatores que contribuem para essa posição de liderança no Sul e no ranking nacional", afirma.
O reitor da Unioeste, Alexandre Webber, destaca que o resultado da instituição é fruto de um trabalho conjunto dos cinco campi da instituição. "Esse resultado é um reflexo do trabalho dos nossos professores, agentes universitários e acadêmicos, e representa a consolidação de uma universidade que, mesmo sendo muito jovem, manteve a nota máxima no MEC, uma conquista que deve ser atribuída ao esforço coletivo da comunidade acadêmica", salienta.
A avaliação do IGC 2023 contemplou 2.048 instituições de ensino superior, sendo que apenas 66 obtiveram a nota máxima, o que representa apenas 3,2% do total avaliado. Desse total, metade são instituições públicas de ensino superior.
QUALIDADE DOS CURSOS
O CPC (Conceito Preliminar de Curso) é um dos indicadores institucionais que medem a qualidade da educação superior no Brasil. O Paraná soma 403 cursos de graduação nas faixas 4 e 5, resultado que supera a média nacional e reflete os padrões de excelência em ensino e formação profissional. Desse total, 66 cursos são das sete universidades estaduais.
Vários cursos das instituições ligadas ao Governo do Paraná alcançaram posição de destaque nacional, como Engenharia Química da UEM, classificado no topo da lista; Zootecnia da UPG, na segunda posição; Arquitetura e Urbanismo da UEM, em quarto lugar; e Enfermagem da Unicentro, considerado o quinto melhor do Brasil.
Em relação ao Enade, que integra os indicadores de qualidade da educação superior no Brasil, o Paraná tem 241 cursos de graduação avaliados nos conceitos 4 e 5. Juntas, as sete universidades públicas estaduais somam 60 cursos nessas faixas, o que reforça o compromisso com a educação de alto nível e a produção de conhecimento. (Foto: Jéssica Natal/UEPG)