MEC aprova terceiro curso de Medicina para Cascavel
Tem novidade importante no âmbito do ensino superior em Cascavel: o MEC (Ministério da Educação) acaba de autorizar a implantação de um terceiro curso de Medicina na cidade. Depois da Unioeste e da FAG, agora é a Univel que obteve o sinal verde para formação de novos médicos. A autorização consta da Portaria SERES/MEC nº 245, editada ainda na última sexta-feira (11), mas publicada apenas nesta segunda (14) no Diário Oficial da União.
Assinada pela secretária de Regulação e Supervisão da Educação Superior do MEC, Marta Abramo, e baixada em cumprimento de decisão judicial, a portaria diz no Art. 1º que "fica autorizado o curso superior de graduação em Medicina (1606062) bacharelado, com 60 (sessenta) vagas totais anuais, a ser ofertado pelo Centro Universitário Univel (918) mantido pela União Educacional de Cascavel - UNIVEL Ltda (647), na Avenida Tito Muffato, 2317, Santa Cruz, Cascavel/PR".
Já o parágrafo unido do documento ressalta que "a autorização a que se refere esta Portaria é válida exclusivamente para oferta no endereço acima citado".
O prefeito Renato Silva, cuja família é proprietária da Univel, confirmou o sinal verde aguardado já há um bom tempo e antecipou que o curso será implantado já no meio do ano, mas ressaltou que não poderia dar maiores informações já que está temporariamente afastado da empresa.
O Alerta Paraná então procurou o filho de Renato e diretor da instituição, Lucas Silva, que confirmou que as aulas de Medicina começarão na abertura do segundo semestre letivo, em 27 de julho, faltando definir apenas a data do Vestibular. Ele também ressaltou que o hospital-escola, imprescindível para esse tipo de curso, será a Uopeccan (União Oeste Paranaense de Combate ao Câncer), já vistoriada pela comissão técnica do MEC que esteve em Cascavel em julho do ano passado e deu nota máxima (5) em todos os ítens avaliados. (Foto: Divulgação Univel)