Histórico: eleição no Clube Comercial é decidida por um voto de diferença
De acordo com o livro "Cascavel, a História", lançado em 1992 pelo escritor e jornalista Alceu Sperança, a primeira eleição da cidade, em 15 de novembro de 1952, foi vencida por José Neves Formighieri por apenas um voto de vantagem sobre Tarquínio Joslin dos Santos: 383 a 382. Mas a história teria sido diferente se Tarquínio tivesse chegado a tempo de votar, o que não aconteceu porque seu Jeep enguiçou enquanto ele buscava eleitores no interior do Município. Nesse caso a eleição teria ficado empatada e Tarquínio seria o prefeito por ter mais idade que Formighieri à época.
Exatos 73 anos mais tarde, e guardadas as devidas proporções, a história se na eleição da nova diretoria da Associação Atlética Comercial, realizada neste sábado (12) e na qual, para surpresa geral, o resultado das urnas registrou apenas um voto de diferença: 949 para a chapa situacionista Família Sempre (foto) e 948 para a chapa oposicionista Renova Família. E para o Conselho Fiscal o pleito teve equilíbrio absoluto (946 a 946), com a situação levando a melhor graças à idade de um de seus membros, o conselheiro Sebastião Martendal de Araújo, o mais antigo entre todos os concorrentes.
"Foi uma demonstração de que o quadro associativo está atento e que algo precisa mudar daqui para frente", reconheceu neste domingo (13) o presidente Luiz Carlos Eckstein, que no próximo dia 22 passará o bastão para seu sucessor Gilberto Ávila, eleito para comandar o clube ao longo dos próximos três anos - a posse festiva, no entanto, será no baile de aniversário, dia 26. (Foto: Divulgação)