Luto: Oeste do PR perde um dos nomes mais populares do rádio
Faleceu na madrugada desta sexta-feira (12), aos 78 anos, o radialista Teófilo Ruiz de Andrade, o Teo Andrade, um dos nomes mais populares do rádio de toda região Oeste do Paraná. Ele enfrentava um câncer na língua, contra o qual lutava já vários anos e que o obrigou a aposentar o microfone e encerrar a carreira de comunicador.
"A triste realidade da doença que comoveu aqueles que conviveram profissional e socialmente com Téo, foi anunciada pelo próprio locutor através de texto de sua autoria, lido no ar numa manhã de um sábado, em março de 2023, pelo radialista Nésio Luís, no programa Plano Geral, da Rádio União, emissora à qual ele prestou serviços até se afastar para o tratamento da doença", relembra o site Viver Toledo, do jornalista Wanderley Graeff.
"A grande ironia do destino é que o órgão que me possibilitou a alegria da comunicação, e me possibilitou por o pão na mesa durante anos, deve ser totalmente removido na tentativa de acabar com o mal. [...] Temos, nessa viagem terrena, hora para chegar e hora para partir e o que peço a Deus é muita força para fazer essa passagem", prosseguiu o comunicador em sua carta.
Téo de Andrade chegou a Toledo em 1978, procedente de Maringá. Na Rádio União comandou um programa de grande sucesso do rádio regional. Numa das ações realizadas no programa, chegou a receber cerca de 5 mil cartas, numa época e, que o celular ainda estava longe de ser popularizado. Ele também atuou na crônica esportiva e, além da União, passou pelas rádios Guaçu e Integração. Além disso, foi fundador e dirigente da Associação Toledana de Imprensa. (Foto: Reprodução)