Unila seleciona doentes de AVC para uma pesquisa com cannabis
O Laboratório de Cannabis Medicinal e Ciência Psicodélica da Unila (Universidade Latino-Americana), com sede em Foz do Iguaçu, está com inscrições abertas para uma pesquisa destinada a investigar os efeitos terapêuticos de um produto derivado da cannabis - com canabidiol (CBD) e tetrahidrocanabinol (THC) - em pacientes que sofreram acidente vascular cerebral isquêmico.
"O estudo tem como objetivo avaliar se a substância pode ajudar na reversão de limitações neurológicas, psiquiátricas e motoras causadas por esse tipo de AVC", explica o coordenador da pesquisa, Francisney Nascimento. "Testes com animais já demonstraram efeitos promissores, como ação anti-inflamatória, antioxidante e neuroprotetora", ressalta.
QUEM PODE PARTICIPAR
Estão sendo selecionadas 20 pessoas que tenham sofrido AVC isquêmico há mais de um ano e que apresentem limitações neurológicas e motoras decorrentes desse episódio. A pesquisa terá duração de seis meses, com início previsto para junho de 2025, e será realizada de forma presencial, na sede da Unila. Os participantes terão acompanhamento mensal com equipe especializada.
"O estudo seguirá uma metodologia aberta, prospectiva e com braço único, o que significa que todos os participantes receberão o tratamento com cannabis e serão avaliados clinicamente a cada mês, a fim de monitorar a eficácia do produto", conclui Nascimento, acreditando que a pesquisa "tem potencial para abrir novos caminhos".
As inscrições seguem abertas até o dia 5 de maio e devem ser feitas por meio do formulário disponível neste LINK. (Foto: Getty Images)