Abril Laranja: eles precisam e também merecem a sua ajuda
Quando se fala em defesa dos animais, a maioria das pessoas pensa imediatamente em cães e gatos, que fazem parte do cotidiano e estão presentes em lares, e também nas ruas. No entanto, a causa animal vai muito além dos pets e envolve todas as espécies, muitas delas vítimas de abandono, violência e exploração. Para dar visibilidade a essa realidade e incentivar a mobilização da sociedade, o Abril Laranja surgiu como um mês dedicado à conscientização e à prevenção da crueldade contra os animais em todo o mundo.
Nascida nos EUA, em 2006, com o objetivo inicial de alertar sobre as necessidades básicas dos animais, como alimentação adequada, abrigo, cuidados veterinários e bem-estar, a campanha ganhou força também o Brasil nos últimos anos, mas os desafios ainda são gigantes.
Os números reforçam a urgência da mobilização para proteger todas as espécies, segundo a médica veterinária Marina Lima. Somente em 2024, o Brasil registrou um recorde alarmante de maus-tratos. O Ibama contabilizou a apreensão e o encaminhamento de 22.287 animais silvestres para os Cetas (Centros de Triagem de Animais Silvestres), responsáveis por sua recuperação. "São dados que precisam sensibilizar", reforça Marina.
Segundo ela, a melhor forma de prevenir os animais da crueldade humana é disseminar informação. Com esse propósito, a clínica VitallisVet e outras empresas privadas uniram forças para propagar a causa e orientar a população em Cascavel e região.
"Nosso objetivo é levar conhecimento à sociedade e reforçar que maus-tratos são crime e devem ser denunciados. Órgãos como o Ibama e as delegacias estão à disposição para receber essas denúncias e investigar os casos", explica Marina.
DENUNCIAS E OUTRAS AÇÕES
Reverter esse cenário preocupante exige a participação ativa da sociedade. Muitas pessoas ainda têm dúvidas sobre como denunciar maus-tratos, mas o processo pode ser feito de forma simples e anônima por meio de canais oficiais, como delegacias, Ministério Público e até redes sociais.
"Precisamos de cada vez mais pessoas comprometidas com o bem-estar animal, e esse compromisso deve ser contínuo", reforça a veterinária. Segundo ela, o Abril Laranja não é apenas um período de conscientização, mas um incentivo para fortalecer redes de apoio ao longo de todo o ano. "Denunciar, apoiar campanhas e promover a adoção são atitudes que fazem a diferença na vida de milhares de animais em situação de vulnerabilidade".
Diversas iniciativas estão em andamento para sensibilizar a população e promover mudanças efetivas. Adoção responsável, campanhas de arrecadação para ONGs e palestras sobre os direitos dos animais fazem parte da programação. E entre as ações de maior impacto está a Feira de Adoção, marcada para a manhã do 26 de abril (Rua Souza Naves, 3385) e que buscará oferecer um novo lar para animais resgatados de situações de maus-tratos pela ONG Pata Amiga. No mesmo dia, um bate-papo com especialistas e empresas do setor pet abordará os direitos dos animais, a prevenção ao abandono e o combate à violência, contando com a participação também da advogada Evelyne Paludo, especialista no tema.
Outra iniciativa que segue ao longo do mês é a arrecadação de ração, cobertas e brinquedos, que serão destinados às ONGs dedicadas ao resgate e recuperação de animais em situação de vulnerabilidade. "Estamos alinhados com a proposta do Abril Laranja e reforçamos a necessidade de um compromisso coletivo na proteção dos animais. Juntos, podemos transformar a realidade de milhares de vidas que precisam de acolhimento e respeito", completa Marina Lima. (Ilona Ilyés/Pixabay)