Poupança Sicredi leva educação financeira a crianças e adolescentes
De acordo com um estudo realizado pelo SPC Brasil, oito em cada dez brasileiros não sabem como controlar suas próprias despesas. Isso significa que a grande maioria da população desconhece o valor das contas que vencerão no mês seguinte. Esses dados evidenciam que muitos ainda enfrentam dificuldades em estabelecer uma relação saudável com o dinheiro. Além disso, uma pesquisa do Instituto Ipsos aponta que 61% dos brasileiros não conseguem economizar para investimentos ou poupança, enquanto apenas 34% realizam reserva de uma parte de sua renda.
Em virtude dessa realidade, a Sicredi Vanguarda PR/SP/RJ acaba de lançar a campanha Turminha da Poupança, com o objetivo de fomentar a conscientização financeira de forma lúdica desde a infância. Para tornar a experiência ainda mais encantadora, a cada participação na campanha, os associados terão a oportunidade de ganhar pelúcias exclusivas da Turminha da Poupança. Dessa forma, a ação desperta sentimentos de carinho e nostalgia, ao mesmo tempo em que compartilha ensinamentos de educação financeira entre as novas gerações.
"Poupar desde cedo fortalece a saúde financeira, criando hábitos que facilitam o gerenciamento das finanças a longo prazo, além de gerar rentabilidade e ensinar a esperar para alcançar objetivos futuros. Muitos brasileiros têm dificuldades, pois buscam gratificação imediata. No entanto, ao adotar uma mentalidade de poupança, o dinheiro passa a trabalhar a seu favor, permitindo a conquista de metas. Assim, tempo e juros se tornam aliados do investidor", afirma João Everton, gerente de Crédito e Investimentos da Sicredi Vanguarda.
A educação financeira na infância tem se tornado cada vez mais reconhecida como uma parte fundamental no processo de formação dos filhos. Ela vai além da simples transmissão de valores e princípios, pois envolve o desenvolvimento de habilidades práticas que capacitam as crianças a transformar projetos em realidade. "É importante cultivar a consciência sobre a gestão do dinheiro, compreendendo que gastar menos é uma forma de promover a administração das finanças. O que sobra pode ser poupado, e os juros, aliados ao tempo, ajudam a potencializar o capital investido", ressalta João.
COMO PARTICIPAR
A campanha Turminha da Poupança é destinada a crianças e adolescentes de 0 a 15 anos, sendo necessária a autorização dos pais ou responsáveis para a participação. O período de adesão irá de 7 de abril a 21 de dezembro de 2025. Para participar, basta aplicar R$ 100 em poupança na Sicredi Vanguarda, acumulando 1 ponto; se a opção for pela poupança programada, os pontos são dobrados.
Ao atingir 20 pontos, o associado pode trocá-los por uma pelúcia na agência em que tem conta, com o limite de uma pelúcia por CPF ao mês. São seis mascotes colecionáveis: a onça, o leão, a capivara, o macaco, a girafa e a arara, que vão se alternando ao longo da campanha.
Além disso, quem já tem conta-corrente ou abrir uma nova conta-corrente também ganha o brinde, sempre dentro da mesma faixa etária. Para mais informações, consulte o regulamento completo clicando AQUI.
CIDADES PARTICIPANTES
Essa é uma campanha exclusiva para associados poupadores da Sicredi Vanguarda PR/SP/RJ. No Paraná, as cidades participantes são: Cascavel, Catanduvas, Céu Azul, Diamante do Oeste, Foz do Iguaçu, Itaipulândia, Lindoeste, Matelândia, Medianeira, Missal, Ramilândia, Santa Helena, Santa Tereza do Oeste, Santa Terezinha do Itaipu, São Miguel do Iguaçu, Serranópolis do Iguaçu e Vera Cruz do Oeste. (Foto: Divulgação)