14 cidades do PR estão no mapa crítico da dengue. Confira quais
Mesmo com os esforços da saúde pública, o retrato da dengue segue crítico no Paraná. De acordo com boletim divulgado nesta terça-feira (8), o Estado contabilizou 5.404 novos casos e mais oito óbitos apenas na última semana - confira o balanço completo clicando AQUI. No período epidemiológico de 2025 o total de casos já chegou 30.635 e o de mortes a 27.
São Paulo, Minas Gerais e Paraná concentram nada menos que 73% dos casos de dengue registrados no Brasil todo desde janeiro último. Nosso Estado está na terceira colocação, mas é preciso considerar que tem praticamente a metade da população dos outros dois.
Por conta disso, o Ministério da Saúde já determinou a inclusão de 14 municípios paranaenses (dentre eles Cascavel, Foz do Iguaçu e Toledo) entre os 80 do País todo classificados como prioritários para ações de controle da doença e que serão objeto de um esforço concentrado do Governo Federal, que, em caso de necessidade, disponibilizará até a estrutura da Força Nacional do SUS para uma busca ativa de pessoas com sintomas e que não se vacinaram.
Outra ação para o controle do mosquito será a distribuição de 1.260 equipamentos de UBV portáteis até o fim de abril para utilização em bloqueio de surtos, permitindo maior alcance no interior dos domicílios e superando barreiras físicas, como muros e paredes.
OS 14 MUNICÍPIOS
Além de Cascavel, Foz do Iguaçu e Toledo, também foram incluídos na lista de 80 municípios brasileiros na nova ação nacional contra a dengue outros 11 do Paraná. São eles: Cambé, Londrina, Loanda, Mandaguaçu, Querência do Norte, Curitiba, Jataizinho, Florestópolis, Primeiro de Maio, Maringá e Santa Cruz de Monte Castelo.