Safadeza pouca é bobagem
Um grande contingente da Polícia Civil do Paraná está cumprindo mais uma megaoperação desde o início da manhã desta terça-feira (8) para cumprir 79 mandados judiciais. O motivo é que chama atenção, pois a ação visa um grupo acusado de desviar ao menos R$ 3 milhões em dinheiro vivo das contas bancárias das prefeituras de cinco municípios paranaenses: Doutor Camargo, Iporã, São Manoel do Paraná, Roncador e Paranapoema.
Mas o problema é ainda maior, pois a mesma operação também está sendo desenvolvida em outros oito estados brasileiros onde o grupo se apoderou de dinheiro público: Ceará, São Paulo, Rio Grande do Norte, Goiás, Piauí, Mato Grosso do Sul, Santa Catarina, Pará e Distrito Federal.
Só no Paraná, até o momento já foram identificados 38 beneficiários do esquema, que consistia na realização de transferências bancárias ilícitas. Os membros da organização criminosa se passavam por funcionários de empresas vinculadas a instituições bancárias para convencer os responsáveis financeiros das prefeituras a fazerem as transferências.
Também nesta terça, oito pessoas foram presas no Sudoeste do Paraná por suspeita de envolvimento em um esquema de uso de funcionários fantasmas para desviar cerca de R$ 800 mil da Prefeitura de Clevelândia. Mandados de busca e apreensão foram cumpridos inclusive em Chopinzinho, Pato Branco e Campina da Lagoa e imóveis, veículos e contas bancárias dos investigados foram bloqueados. Como se vê, o dinheiro público segue sendo uma espécie de pão de ló dos que vivem da malandragem. (Foto: Divulgação Polícia Civil)