Político mais ilustre do Oeste do Paraná completa 80 anos
Nascido de Itajaí (4 de abril de 1945), Mário Pereira, como tantos outros conterrâneos catarinenses, escolheu viver no Paraná imediatamente após se formar engenheiro eletricista pela Universidade Federal de Santa Catarina. Contratado por uma grande empresa paulista, veio parar em Cascavel após passagens quase meteóricas pelas também cidades paranaenses de Umuarama, Maringá, Foz do Iguaçu e Pato Branco, e na "Capital do Oeste" constituiu família e construiu grande parte de sua vitoriosa carreira profissional e política.
Depois de uma breve militância no PDT, assumiu a presidência do MDB e daí em diante escreveu a mais bem sucedida história política do Oeste paranaense. Primeiro foi deputado estadual (1986), depois secretário estadual de Administração (1987 a 1990), secretário estadual dos Transportes (1991 a 1994) e presidente da Ferroeste até que, em 2 de abril de 1994, se tornou o 50º governador do Paraná em substituição a Roberto Requião e conduziu o Estado com destreza até entregá-lo a Jaime Lerner (1994).
Como principal mandatário do Estado, não economizou esforços para concretizar o sonho latente à época de consolidação da Universidade do Oeste - criada poucos anos antes por Alvaro Dias -, transformando o campus de Cascavel num canteiro de obras jamais visto na história do ensino superior paranaense.
Em Cascavel se casou com Marlene Pereira (1969), que viria a ser deputada estadual tempos mais tarde e com quem teve os filhos Luiz Fernando Pereira, advogado dos mais conceituados e atual presidente da OAB do Paraná, e Luciana Casagrande Pereira, secretária de Cultura desde o início do primeiro Governo Ratinho Junior.
Há anos curtindo merecida aposentadoria e ostentando em seu currículo também a Ordem do Mérito Militar no grau de Grande-Oficial especial concedida a ele pelo então presidente Itamar Franco (1994), Mário Pereira completou 80 anos de idade nesta sexta-feira (4), data em que seu celular não parou de receber ligações e mensagens de cumprimentos pela data natalícia. (Foto: Reprodução redes sociais)