Mais 51 mil servidores estaduais ganham promoção e progressão
O governador Carlos Massa Ratinho Junior autorizou nesta sexta-feira (4) novas promoções e progressões de carreiras, desta feita para 51.267 servidores estaduais de diversos quadros do Poder Executivo. Os beneficiários são servidores que cumprem os requisitos no exercício de 2025 e o impacto financeiro estimado é de R$ 276,3 milhões ao ano.
Serão beneficiados pela medida servidores da Agepar, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Polícia Civil, Receita Estadual, Iapar, universidades, PGE, educação básica, Adapar, Detran, IDR-Paraná, magistério, Polícia Penal e Saúde, além de celetistas.
Entre os critérios estabelecidos para a concessão de promoções ou progressões estão a aquisição de estabilidade, merecimento (baseado no desempenho do servidor), capacitação, escolaridade ou titulação (com base na capacitação acadêmica).
A promoção é a mudança de classe para outra imediatamente superior. Ela ocorre, alternadamente, pelos critérios de antiguidade e merecimento, sendo que na primeira promoção o servidor deverá optar pelo critério que entender mais conveniente.
Já a progressão na carreira é a mudança de referência para outra imediatamente superior, dentro da mesma classe. Ela pode ser obtida por meio da combinação de critérios específicos, como avaliação de desempenho e participação em atividades de formação ou qualificação profissional. (Foto: AENPR)