Se previna, pois a temperatura vai despencar no fim de semana
Frente fria, massa de ar frio e ventos frios e úmidos já começaram a mudar o tempo no Paraná nesta quinta-feira (3), mas isso ficará ainda mais intenso até o fim da semana. Em Curitiba a queda na temperatura poderá alcançar oito graus até sábado (5), data na qual em Cascavel os termômetros dificilmente acusarão mais de 21 graus, enquando em Foz do Iguaçu poderão chegar a 24. Já em Palmas (Sudoeste) e General Carneiro (Sul) o frio será bem mais intenso.
De acordo com o Simepar, a primeira frente fria de 2025 já está sobre o Oceano Atlântico, perto da costa de Santa Catarina e do Paraná. "É uma massa de ar instável, por isso ao longo da tarde e noite desta quinta podem ocorrer alguns temporais em diversas regiões do Paraná. São temporais irregulares, não há previsão de grande volume de precipitação e também não serão aquelas tempestades severas, mas podem gerar algum transtorno para a população", explica o meteorologista Reinaldo Kneib.
MÁXIMAS MENORES
Em relação à queda da temperatura máxima, o impacto será mais visível no Leste, Centro Sul, Campos Gerais e até o extremo sul do Norte Pioneiro - onde a previsão é que fiquem em torno de 20°C no sábado, enquanto na quarta foi 30°C.
"O que vamos ter é o predomínio de um vento Sudeste/Sul associado a uma massa de ar frio que vai se aproximar do Paraná. O núcleo dessa massa de ar frio não vai atingir diretamente o Estado, mas, mesmo assim, vai influenciar o tempo no Centro-Sul e Leste paranaenses", ressalta Kneib.
Na Região Metropolitana de Curitiba e no Litoral a tendência é de que o vento sul úmido soprado do oceano para o continente mantenha a cobertura de nuvens presente, que pode causar alguma garoa ocasional no fim de semana. Já no interior do Estado o sol predomina com um pouco mais de força, mas ainda assim as temperaturas não serão tão elevadas como nos dias anteriores. (Foto: Arquivo AENPR)