Cascavel reforçará a Guarda para combater a insegurança
O prefeito Renato Silva anunciou nesta quinta-feira (3) a contratação de 28 novos agentes para a Guarda Municipal de Cascavel, a fim de reforçar o efetivo de segurança pública de Cascavel. O decreto de convocação dos aprovados no recente concurso será publicado já nesta sexta-feira (4) e a convocação será imediata. Os novos agentes vão reforçar as ações para proteção da comunidade e combate a criminosos infiltrados entre a população de rua. A administração também está empenhada em fazer o remanejamento de recursos do orçamento para ampliação do efetivo.
Sobre o trabalho intenso que tem sido desenvolvido, o prefeito garantiu que a lei continuará a ser aplicado aos que não quiserem ajuda e que as ações da Operação Blindagem seguirão em todas as regiões da cidade. "Nós estamos trabalhando para garantir que todas vivam em paz. Aos que quiserem uma mão amiga para sair dessa vida, o Município está de braços abertos. Mas para os que não quiserem, já estamos reforçando nossa Guarda. Vamos fazer a nossa parte de estar integrados com as forças de segurança", afirmou Renato.
O secretário de Segurança Pública e Proteção à Comunidade, Coronel Lee, contou que investimentos serão feitos também na preparação dos instrutores, equipamento dos novos guardas, fardamento e armamento. "A Operação Blindagem, que nós demos início em fevereiro, não tem fim. Dentro dela foram acopladas várias outras, como a Operação Rural, Operação Resgate pela Vida e agora vai ser um pouco mais agressiva, mas o fato é que a Operação Blindagem teve início e não vai ter fim até que a situação se amenize por completo", detalhou.
Já o chefe da Casa Civil, Severino Folador, revelou que o investimento em mais efetivo será da ordem de R$ 1,8 milhão. "A gente treinará eles durante quatro meses, ou 800 horas, para que estejam aptos para assumir a função. Hoje nós estamos no limite da lei em vigor, que é no máximo de 150 guardas municipais. Então, para que a gente possa aumentar esse efetivo a partir do ano que vem, vamos enviar um projeto de lei à Câmara. Nós temos um compromisso de dobrar em quatro anos o efetivo, ou seja, sairmos dos atuais 150 para 300", afirmou.
O secretário estadual de Segurança Pública, coronel Hudson Leôncio Teixeira, que também participou de reunião na Acic para tratar de uma megaoperação a ser desenvolvida nos próximos dias na cidade, esteve na coletiva e garantiu que o Estado é parceiro do Município nessa cruzada. "Sobre Cascavel especificamente tem sido feito um trabalho de forma muito integrada entre Polícia Militar, Polícia Civil, Guarda Municipal e todas as secretarias da Prefeitura. Todos os índices reduziram e o problema que tivemos, infelizmente, do falecimento de um senhor na área central, que é o que chama a atenção e que nos comove também, não é um problema exclusivo de Cascavel", disse, lembrando que a Polícia Militar do Paraná acaba de abrir concurso público para contratação de mais 2 mil soldados.
AÇÕES EFETIVAS
Dentre os anúncios feitos, há ainda mais ações para garantir a segurança da população, como a reforma do local onde vai funcionar uma base do BPFron, nas proximidades da Avenida Assunção; a nova sede da Polícia Federal nas proximidades do Terminal Rodoviário; instalação da base da PRF junto ao Aeroporto; instalação da Esfaep na região do Morumbi, na sede do antigo Caom; apoio do poder judiciário e intensificação da atuação das Polícias Militar e Civil, junto à Guarda Civil e Guarda Patrimonial de Cascavel. (Foto: Secom/PMC)