Pescadores fazem mutirão para limpar o lago de Itaipu
Atendendo a convite do Conselho dos Municípios Lindeiros e da própria binacional, pescadores da região lindeira deram início nesta terça-feira (1º) à 12ª edição da campanha de limpeza do lago de Itaipu, que irá se estender por oito dias e envolver um total superior a 350 pescadores de 12 colônias. A expectativa é retirar entre 20 e 30 toneladas de lixo do reservatório, conforme a média das edições anteriores.
Mais do que uma ação de melhoria da qualidade ambiental do lago, a campanha tem por objetivo sensibilizar as pessoas sobre a destinação correta dos resíduos e a valorizar o papel dos profissionais da pesca como agentes ambientais, além de destinar parte dos materiais recolhidos a unidades de recicláveis.
"Eles estão todos os dias no lago. Portanto, são os primeiros a enxergarem qualquer problema. Daí a importância de valorizar os pescadores, pela atividade extrativa que é a renda dessas pessoas, e pela atuação como agentes ambientais", afirma Rinaldo Antonio Ribeiro Filho, da Itaipu, referindo-se aos pescadores.
Comumente, são retirados diversos tipos de materiais da hidrelétrica, desde latinhas e garrafas pet a utensílios domésticos, materiais eletrônicos e até móveis. Porém, o mais preocupante são as embalagens de agrotóxicos, óleos combustíveis e lubrificantes. "São contaminantes que comprometem os vários usos do reservatório, como o abastecimento e o lazer, além de se acumularem na cadeia alimentar, com riscos para a saúde humana", ressalta Rinaldo.
PROGRAMAÇÃO
Desta feita a atividade começou pela colônia Z12, de Foz do Iguaçu, com a participação de 22 pescadores em 11 embarcações. Ao longo do dia, foram retiradas cerca de duas toneladas de lixo da água. Por meio do convênio, a Itaipu apoia a ação fornecendo EPIs (como camisetas com proteção UV, bonés e luvas), combustível e óleo para barcos, sacos de lixo e alimentação para o dia de atividade.
A campanha segue até dia 30 de abril. Confira as próximas datas: Santa Terezinha (4), São Miguel do Iguaçu (8), Itaipulândia (11), Santa Helena (15), Entre Rios e Pato Bragado (ambos dia 17), Marechal Cândido Rondon e Mercedes (ambos dia 24) e Guaíra (30/04). (Foto: William Brisida/Itaipu)