Encontro reunirá violeiros e sanfoneiros cascavelenses
Com o objetivo de resgatar a história dos violeiros e sanfoneiros de Cascavel e valorizar as raízes da cultura da cidade, a Secretaria de Cultura, por meio do Museu da Imagem e do Som Xico Tebaldi, está organizando o 1° Encontro de Violeiros e Sanfoneiros +60 e convidados, tanto amadores quanto profissionais.
O evento será dividido em duas etapas. A primeira será o cadastro dos solos, duos e grupos, que já está aberto e seguirá até o dia 10 de abril, no Centro Cultural Gilberto Mayer, das 9h às 12h e das 13h às 17h. É importante levar fotos antigas, reportagens, vídeos ou algo que comprove sua participação no cenário cultural de Cascavel.
Já a segunda fase será o Encontro de Violeiros e Sanfoneiros propriamente dito, marcado para dia 17 de maio, das 19h às 22h, com apresentação no palco do Cine Teatro Coliseu, no Centro Cultural Gilberto Mayer. E no dia 18, para celebrar o Dia do Violeiro, haverá uma roda de chimarrão e apresentações no palco da Feira do Teatro, das 10h às 12h.
Depois disso os músicos serão convidados a ir até o Centro Cultural Gilberto Mayer, no horário mais conveniente para cada um, a fim de gravar depoimentos sobre histórias e músicas para a produção de um documentário dos músicos antigos em Cascavel, que estreará no dia 1° de outubro com o encontro cultural com diversas gerações de violeiros, também regado a chimarrão. Haverá ainda exposição temporária de fotos históricas e instrumentos emprestados pelos músicos.
Quem quiser participar pode obter mais informações ligando para o telefone (45) 3902-1442 ou (45)3902-1445 e falando com Silvia Prado. (Foto: Arquivo/Sec. Cultura)