Câncer: Sudoeste do PR passará a fazer exames de alta complexidade
A região Sudoeste do Paraná acaba de dar um grande passo na luta pelo acesso a exames de alta complexidade no tratamento oncológico. No último sábado (22), a Associação Deus Menino (Hospital do Câncer de Francisco Beltrão) recebeu um PET-CT, a tecnologia mais moderna para estadiamento de tumores e diagnóstico oncológico de precisão.
O equipamento, viabilizado pela Itaipu Binacional, representa um divisor de águas para a instituição, que atende cerca de 630 mil habitantes de 27 municípios da 8ª Regional de Saúde, além de pacientes da 7ª Regional de Saúde e do extremo Oeste de Santa Catarina, em sua maioria oriundos do SUS.
"Estamos realizando um sonho antigo da região, que só se tornou viável graças ao olhar social da Itaipu Binacional e a um esforço público-privado. Dentro de suas ações de responsabilidade social, a Itaipu tem contribuído significativamente para transformar o cenário do atendimento oncológico no Sudoeste", enfatiza o oncologista Reno Paulo Kunz, beltronense e pioneiro no tratamento do câncer na região, que preside a Associação Deus Menino, entidade mantenedora do Hospital do Câncer.
Atualmente, pacientes dessas regionais precisam se deslocar ao Oeste para realizar exames de PET-CT, oferecido com exclusividade pelo Ceonc de Cascavel. Além do Oeste do Paraná, apenas grandes centros de saúde contam com essa tecnologia no Estado.
Com a nova unidade em fase de implantação, a expectativa é ampliar o atendimento a todos os pacientes oncológicos que necessitam de estadiamento, possibilitando uma avaliação precisa da extensão do tumor. Como o equipamento reúne duas tecnologias essenciais PET (Tomografia por Emissão de Pósitrons) e o CT (Tomografia Computadorizada), será utilizado também para exames de imagem em diversas especialidades médicas.
A luta pelo equipamento começou ainda em 2023 e a entrega é um passo decisivo para toda a comunidade. Segundo o diretor clínico do Hospital do Câncer de Francisco Beltrão, Alysson Kunz Pavelegini, a cidade tem experimentado um crescimento exponencial no setor médico nos últimos anos. "Com a chegada de novos profissionais e a expansão dos hospitais, a cidade - que antes enfrentava desafios no atendimento de saúde - agora é está se tornando polo regional", afirma. (Foto: Divulgação)