PUC inaugura o mais novo curso de Medicina do Oeste do Paraná
A PUCPR (Pontifícia Universidade Católica do Paraná) realizou nesta segunda-feira (31) a inauguração do curso de Medicina no campus de Toledo, que já conta com um curso da UFPR na mesma área. Com isso, a região Oeste passa a contar com cinco cursos de Medicina - os outros são da Unioeste e da FAG, em Cascavel, e da Unila, em Foz do Iguaçu. A autorização para o curso de Toledo foi dada pelo Ministério da Educação no fim de dezembro de 2024.
"Realizar a inauguração do curso de Medicina no campus Toledo é ver materializada a dedicação de muitas pessoas, essas a quem agradecemos profundamente. Essa conquista beneficia não somente a cidade, mas todos os municípios da região", destaca Ricardo Lopes, diretor da PUCPR Toledo, que apresentou aos convidados as instalações preparadas especialmente para atender aos acadêmicos do novo curso.
"Estamos trazendo todo o conhecimento e expertise da PUCPR, nos mais de 60 anos do curso de Medicina em Curitiba e há 12 anos em Londrina, para proporcionar uma formação com qualidade", ressalta Emilton Lima Júnior, coordenador do curso em Toledo e doutor em Ciências Médicas pela Universidade de Liége, na Bélgica, e em Psicologia Social pela USP.
ESTRUTURA
As instalações do curso de Medicina em Toledo incluem laboratórios de anatomia; laboratórios de histoembriologia, bioquímica, farmacologia e fisiologia; biblioteca e Centro de Simulação Clínica com consultórios, centro cirúrgico e obstétrico, enfermaria, UTI e unidades de práticas distribuídos para treinamento de atendimento de adultos, idosos, crianças e gestantes, entre outros pacientes, além de salas de aulas modernas com tecnologia e layout para o desenvolvimento de atividades próprias de metodologias ativas, salas para reuniões em pequenos grupos e área de convivência.
O curso também oferece aos novos estudantes a possibilidade de acessar um modelo de aprendizado que emprega tecnologia de ponta desenvolvida pela própria PUCPR aplicada ao ensino de anatomia. Batizada de The Visible Human Table, a mesa interativa digital utiliza a Inteligência Artificial para construir modelos digitais fiéis à realidade, inclusive em escala, sendo possível aprofundar-se no conteúdo sobre cada órgão do corpo humano com o recurso das imagens ultrarrealistas. (Foto: Divulgação)