Aberta mais uma campanha de vacinação contra a gripe
O Governo do Paraná fez uma convocação a todas as prefeituras paranaenses para que participem ativamente da nova campanha de vacinação contra a gripe, que começa nesta terça-feira (1º). "Estamos antecipando a vacinação em relação ao panorama nacional, justamente para garantir maior amplitude de cobertura. Por isso, contamos com o apoio dos municípios na realização de ações descentralizadas, ou seja, que atuem de acordo com a realidade local, como locais e horários de atendimento, para garantir imunização da população", afirmou o secretário de Saúde, Beto Preto.
"Deixamos também um apelo para que todos aqueles que fazem parte dos grupos prioritários compareçam ao local de vacinação mais próximo. Vacinar é um ato de amor e solidariedade humana", ressaltou, ressaltando que o Estado recebeu até o momento 1,17 milhão de doses, das quais 332 mil já foram descentralizadas para as 22 Regionais de Saúde - as demais serão distribuídas a partir desta quinta-feira (3).
A vacinação contra a Influenza deve ser feita em crianças de 6 meses a menores de 6 anos (5 anos, 11 meses e 29 dias), idosos com 60 anos ou mais e gestantes, trabalhadores da saúde, professores, forças de segurança, população privada de liberdade e pessoas com doenças crônicas ou deficiências, dentre outros.
As vacinas utilizadas neste ano apresentam três tipos de cepas de vírus em combinação: A/Victoria (H1N1), A/Croatia (H3N2) e B/Austria (B/linhagem Victoria). Cada frasco contém 10 doses de 0,5ml e pode ser administrada na mesma ocasião de outros imunizantes.
No ano passado o Estado alcançou apenas 58,93% de cobertura vacinal dos grupos prioritários e a ideia é superar bem esse índice agora. A vacinação será feita em todas as unidades de saúde mantidas pelos municípios. (Foto: Secom/PMC)