Operação Blindagem tira das ruas mais de mil armas brancas
Se ainda pairavam dúvidas sobre a necessidade da ação contundente que a administração municipal de Cascavel vem desenvolvendo, com apoio da Polícia Militar, para enfrentar de forma concreta o problema da insegurança disseminada na cidade pelas chamadas "pessoas de rua", elas certamente foram desfeitas pelo balanço da Operação Blindagem, apresentado nesta segunda-feira (31) pela Secretaria Municipal da Segurança.
O relatório tornado público pelo secretário Coronel Lee surpreende pelos números. De 5 de fevereiro até o presente momento foram apreendidas nada menos que 1.131 das chamadas armas brancas, que são facas e outros objetos perfurantes usados para atacar pessoas. As 4.342 abordagens feitas no período resultaram ainda na prisão de 112 pessoas e na apreensão de 25 veículos e 1.141 cachimbos (usados para fumar crack), bem como de inúmeras ferramentas utilizadas para arrombamentos.
"A administração municipal oferece condições para a reinserção dessas pessoas na sociedade, seja por meio de alimentação, roupas, emprego ou retorno às cidades de origem. Mas é preciso entender que dar esmolas alimenta um ciclo que pode levar à violência", explicou o coronel, reforçando o chamamento de uma campanha institucional que vem sendo desenvolvida pela Prefeitura.
Lembrando o caso do homicídio registrado na semana passada, nas proximidades do acesso ao Parque Vitória, onde um andarilho matou um trabalhador sem motivo aparente, Lee reforçou a necessidade de aplicação correta da legislação existente para evitar a impunidade e pediu à população que auxilie no enfrentamento da insegurança denunciando qualquer suspeita pelos números 153 (Guarda Municipal), 190 (Polícia Militar), 197 (Polícia Civil) e 181 (Disque Denúncia).