A gratidão de Rondônia aos Gurgacz
No longínquo 1972, quando ainda eram pequenos empresários do transporte de passageiros, Assis e Nair Gurgacz embarcaram em uma aventura calculada e que viria a revolucionar o Norte do Brasil. Dia 21 de agosto daquele ano partia de Cascavel em direção ao então Território Federal de Rondônia o primeiro ônibus da Eucatur levando sulistas dispostos a ajudar a desbravar uma região ainda não colonizada.
Em abril de 2010, quando Rondônia já havia conquistado sua independência da União e estava em franco desenvolvimento, esse feito recebeu o primeiro grande reconhecimento com a outorga, a Assis Gurgacz, do título de Cidadão Honorário daquele Estado em sessão solene que teve como convidado especial o então deputado federal cascavelense Hermes Frangão Parcianello.
Passados quase 14 anos, chegou a vez de dona Nair Gurgacz também receber seu merecido reconhecimento por seu histórico não só de esposa, sócia e empreendedora, mas também cobradora de ônibus quando o motorista era o marido. Tal qual seu Assis, ela receberá nesta segunda-feira (31) o título de Cidadã Honorária em sessão da Assembleia Legislativa na qual a Eucatur também receberá menção honrosa por estar completando 65 anos de história, 61 dos quais com atuação em Rondônia.
Em tempo: tanto homenagem prestada lá atrás a Assis quanto à de agora a dona Nair e à Eucatur foram propostas pelos deputados estaduais Luizinho Goebel e Alex Redano. (Foto: Arquivo FAG)