Estado disponibiliza mais recursos para ações de inclusão de deficientes
Cascavel sediou o 7° Encontro Regional com os Conselhos Municipais dos Direitos da Pessoa com Deficiência voltado à inclusão. Coordenado pelo Governo do Paraná, o encontro reuniu na sede da Amop lideranças, conselhos e gestores públicos para debater políticas e avanços na área.
Prefeito anfitrião, Renato Silva destacou a importância da iniciativa e reforçou o compromisso da Prefeitura de Cascavel com a inclusão. "Temos o dever de olhar com sensibilidade para essa causa, discutir e avançar em políticas públicas que realmente impactem a vida das pessoas que mais precisam", afirmou.
O secretário estadual de Desenvolvimento Social e Família, Luiz Rogério Elias Carboni, enfatizou a relevância de os municípios criarem fundos para garantir repasses estaduais. "No ano passado, dos 399 municípios do Paraná, apenas 73 tinham conselho, plano e fundo para a pessoa com deficiência. Criem esses fundos, pois teremos novos repasses e avanços importantes esse ano", destacou. Ele também elogiou o trabalho das entidades da sociedade civil. "O poder público nem sempre presta um serviço de excelência como essas entidades, e é fundamental reconhecermos isso", acrescentou.
A advogada Tônia Regina Barroso, representante da OAB no encontro, ressaltou a necessidade de parcerias entre o poder público e entidades para garantir o cumprimento e a criação de leis voltadas à inclusão. "Nós, advogados, operamos a lei, mas não a criamos. Precisamos do apoio de vereadores e deputados para que novas legislações sejam aprovadas e respeitadas, construindo uma sociedade mais igualitária", disse.
Durante o evento, também foi anunciado um investimento histórico de R$ 159 milhões, que será destinado a ações voltadas à infância e adolescência em todo o Estado. A iniciativa reforça o compromisso do Paraná com políticas públicas que promovam a inclusão e a garantia de direitos para pessoas com deficiência. (Foto: Secom/PMC)