Não é só aqui: Justiça da Espanha anula condenação de Daniel Alves
Engana-se redondamente quem pensa que só no Brasil a Justiça costuma desfazer decisões importantes tomadas por ela própria. A Justiça da Espanha, por exemplo, acaba de fazer isso e anular a condenação por estupro contra o ex-jogador Daniel Alves, ex-lateral do Barcelona e da Seleção Brasil.
Em decisão unanime, o Tribunal da Catalunha tornou sem efeito (como ocorreu com inúmeras decisões da Operação Lava Jato por aqui) a condenação de 4 anos e 6 meses de prisão imposta ao craque brasileiro pelo estupro de uma jovem em uma discoteca de Barcelona.
A nova decisão, datada desta sexta-feira (28), reconhece que ouve "imprecisões" e "déficits" na anterior, tornando agora totalmente livre o ex-jogador, cuja sentença original só venceria daqui a dois anos.
Além de experimentar por um bom tempo o que é viver totalmente privado de liberdade, Daniel Alves, que está em liberdade provisória desde o ano passado, gastou mais de 1 milhão de euros para se defender.
A decisão desta sexta, diz a sentença, não significa que o tribunal esteja afirmando que a versão de Alves de que não houve estupro e que ele teve uma relação sexual consentida com a vítima seja a correta. Mas os juízes argumentam que, pelas inconsistências, também não podem aceitar a hipótese da acusação como provada. (Foto: Lucas Figueiredo/CBF)