Se a eleição fosse hoje, Lula seria derrotado por Ratinho
A repercussão sobre a decisão do STF de tornar Jair Bolsonaro réu de ação por suposta tentativa de golpe foi suavizada nas últimas horas por mais uma pesquisa de opinião sobre a eleição presidencial de 2026. E uma vez mais Ratinho Junior apareceu como uma espécie de "reserva de luxo" do bolsonarismo caso o ex-presidente se mantenha com os direitos políticos cassados, o que é mais do que provável.
No mais novo levantamento, feito pela Futura Inteligência, o governador do Paraná apareceu com leve vantagem sobre Luiz Inácio Lula da Silva em um eventual segundo turno entre os dois, indicando que tem, sim, chances de derrotar o atual presidente.
Feita com 1.000 entrevistas por telefone entre 19 e 22 de março, margem de erro de 3,1% e intervalo de confiança de 95%, a nova pesquisa mostrou Ratinho Jr com 40,6% das intenções de voto, contra 37,2% de Lula, 20,5% de ninguém/branco/nulo e 1,6% de não sabe/não respondeu.
Em relação à pesquisa anterior do mesmo instituto, realizada em novembro do ano passado, Ratinho cresceu mais de três pontos percentuais (de 37,3% para 40,6%) e Lula caiu sete (de 44,2% para 37,2%). (Fotos: AGBR E AENPR)