Valorização de talentos é receita de sucesso da Unimed Cascavel
Em um mercado de trabalho cada vez mais competitivo, a retenção de talentos tornou-se uma questão central para as empresas que buscam não apenas prosperar em um cenário de constantes mudanças. Embora atrair profissionais altamente qualificados seja fundamental, manter esses colaboradores é o verdadeiro desafio que pode determinar a longevidade e o crescimento de uma organização.
Retenção de talentos refere-se a uma série de práticas que visam manter funcionários engajados e satisfeitos, minimizando a rotatividade e os custos associados à contratação e treinamento de novos colaboradores. Empresas que conseguem reter seus melhores talentos geralmente apresentam um desempenho superior em produtividade, inovação e satisfação dos clientes. Afinal, profissionais experientes são mais rápidos em identificar problemas e encontrar soluções eficazes, o que impacta diretamente na qualidade dos produtos e serviços oferecidos.
Dentro deste cenário, muitas empresas estão investindo em práticas estratégicas e assertivas para esta finalidade. Um bom exemplo disso é a Unimed Cascavel, que em parceria com a Wiabiliza, Consultoria Empresarial e Gestão de Pessoas desenvolveu dois projetos.
"O primeiro foi a avaliação e dimensionamento da estrutura organizacional, que consistiu em um diagnóstico da estrutura organizacional. Realizamos uma avaliação para identificar gaps, realocar recursos e propor um dimensionamento otimizado, alinhado às melhores práticas de mercado e à visão de crescimento da organização. O resultado foi uma estrutura mais ágil e eficiente, capaz de responder às demandas do setor e sustentar o crescimento projetado.
Já o segundo trabalho foi a implementação e atualização do Programa de Cargos e Salários, reconhecendo a importância de atrair, reter e engajar talentos. A solução foi desenhada com base na visão de crescimento e tendências de mercado, visando transparência, competitividade e equidade interna. Em 2024, realizamos a atualização desse programa, assegurando que ele continuasse alinhado à evolução do mercado e às estratégias de crescimento da empresa", conta Gilson L. Nogueira, consultor da Wiabiliza.
RESULTADOS VISÍVEIS
"A Unimed Cascavel está com uma nova arquitetura de gestão adequada às necessidades de mercado, advindas com o crescimento da cooperativa e a evolução natural dos processos. Estamos implantando o novo organograma e novas posições estratégicas de lideranças, promovendo o fortalecimento da organização dos processos de trabalho mediante atribuições bem definidas e consolidadas, responsabilidades estão sendo compartilhadas com novas lideranças e atuação estratégica das lideranças em processo de evolução. Nosso intuito inicial sempre foi o de termos o modelo mais "justo" possível, primeiramente para a organização, pensando na sustentabilidade e para as pessoas que atuam na cooperativa", conta Luciana Lazzari, superintendente geral da cooperativa. (Imagem: Divulgação)