Faxina bem-vinda
Nas últimas décadas, virou uma espécie de senso comum entre os cascavelenses que a Câmara Municipal vinha perdendo qualidade a cada nova legislatura. Essa crítica podia até ser exagerada, mas se embasava em algo palpável: o descumprimento do verdadeiro papel desse importante braço do regime democrático. Pois os críticos de plantão já podem ir se preparando para reconhecer que a Câmara atual deixará um legado melhor que muitas das anteriores como fruto do trabalho da Comissão Especial de Revisão, instituída pelo presidente Gugu Bueno e composta pelos vereadores Mauro Seibert, Fernando Hallberg, Sidnei Mazutti, Pedro Sampaio e Policial Madril. A primeira etapa dos trabalhos, concentrada nas das leis relativas à concessão de direito real de uso de imóveis públicos, já deu uma demonstração clara de que o arquivo legal do Município carece mesmo de uma faxina completa. Está claro que nele sobejam leis inúteis (como aquelas feitas para agradar aos amigos em uma legítima cortesia com o chapéu alheiro à caça de votos), mas também há muitas leis úteis que não são cumpridas a contento por absoluta falta de fiscalização, justamente uma das principais atribuições do Legislativo. Depois de colocarem a própria casa em ordem, os vereadores terão mais tempo e ferramentas legais para cumprir o papel que deles se espera.
A vez do general
Depois do vice de Alvaro Dias, ouvido na noite de ontem, a Acic se prepara para receber o vice de Jair Bolsonaro. O general Hamilton Mourão confirmou sua vinda a Cascavel na próxima terça-feira (11) para uma reunião às 18h com o empresariado, na qual irá apresentar as linhas mestras do programa de governo da chapa encabeçada pelo "Mito".
"Liquida Tudo"
As empresas instaladas no principal shopping de Cascavel estão prometendo uma promoção "com até 70% de desconto" nos preços de seus produtos durante este feriadão. Por via das dúvidas, seria interessante aos que quiserem aproveitar esta oportunidade ir ainda hoje conferir os preços para se certificar de que de amanhã a domingo não estarão comprando gato por lebre.
Chapa pura
"Defender propostas para o desenvolvimento econômico do Paraná, do Oeste e de Toledo" é o compromisso do ex-prefeito Beto Lunitti, que concorre a uma cadeira na Assembleia Legislativa do Paraná pela Capital do Trabalho com uma chapa "puro sangue". Ele dobra com o vereador Ademar Dorschmidt, que concorre à Câmara dos Deputados, e apoia Roberto Requião e Nelton Friedrich ao Senado e João Arruda ao Governo do Estado.
Sem surpresa
A inclusão de Deonilson Roldo no grupo de 11 pessoas acusadas de operar um esquema de propina em parceria com as empresas de pedágio e que agora vão ter que se explicar ao juiz Sérgio Moro não soou como surpresa para quem transitava pelo Palácio Iguaçu na época de Beto Richa. Vários amigos do ex-governador já o haviam alertado sobre certas condutas do ex-secretário e agora réu na ação originária da delação premiada de Nelson Leal Júnior, ex-diretor do DER.
É por aí
Michele Caputo, também ex-secretário de Richa mas sem implicações com a Justiça, declarou hoje que desenvolverá uma cruzada na Assembleia Legislativa contra a educação à distância na área da saúde caso logre êxito na tentativa de se eleger deputado estadual. Está coberto de razão, pois isso é mais ou menos como legalizar atendimentos a pacientes pelo Wattsapp.
Parece piada...
...mas não é: apenas dois dias depois de colocar em funcionamento o Ministério da Segurança Pública, Michel Temer criou a Ordem do Mérito da Segurança Pública para condecorar os que vierem a prestar serviços relevantes à pasta. É por coisas assim que o Brasil vem perdendo a guerra para a bandidagem, conforme ficou provado hoje, em Cascavel, onde a polícia divulgou gravação comprovando que um adolescente morto há 15 dias foi executado sumariamente por ter matado um integrante da organização criminosa PCC.
* Pílulas
* João Arruda está fazendo campanha ao Governo do Paraná sem se licenciar da Câmara dos Deputados, o que já lhe rende ataques partidos de alguns adversários. * Mas se licenciar seria ainda pior, pois se isso ocorresse sua cadeira seria assumida por Rodrigo Rocha Loures, o "homem da mala" de Michel Temer. * Não há mais candidaturas pendentes à Presidência da República, pois a de Jair Bolsonaro (única que ainda faltava) foi aprovada hoje pelo TSE. * Durante o julgamento, os ministros rejeitaram, por unanimidade, duas contestações que pesavam Bolsonaro, ambas apresentadas na forma de "notícias de inelegibilidade". * Menos de uma semana depois de ser idolatrado pelo PT por ter aceitado aquelas alegações esfarrapadas da ONU sobre a candidatura Lula, Edson Fachin voltou a se indispor com a petezada. * Tudo por ter negado a liminar que o partido buscava para garantir a presença do ex-presidente na campanha eleitoral.