Para mulheres inspiradoras
Dulcineia Novaes provavelmente nem saiba o tamanho da importância que tem para as mulheres paranaenses. Com a simplicidade, a determinação e a competência demonstradas há nada menos que 44 anos na telinha, ela sempre foi e continua sento fonte de inspiração para a ala feminina, que é mais de 50% da população do Estado.
Por isso, foi muito feliz a indicação de Márcia Huçulak (PSD) para que esta gigante jornalista da RPC seja agraciada nesta segunda-feira (10) na Assembleia Legislativa do Paraná, junto com algumas outras mulheres, com o Prêmio Rosy de Macedo, instituído há dois anos pela bancada feminina da Alep.
"Dulcineia personifica como ninguém o propósito do prêmio Rosy de Macedo, que reconhece mulheres que promovem e inspiram a pauta feminina", justificou a deputada Márcia. "É uma homenagem para mulheres que são referência para nós, que abriram caminhos e são espelho para muitas outras mulheres", ressaltou.
Formada em Jornalismo pela UEL (Universidade Estadual de Londrina) em 1979, Dulcineia começou no jornal Folha de Londrina e apenas dois anos depois já estava na RPC, onde permanece até hoje, e já conta no currículo com outras conquistas muito importantes da área, como o Prêmio Fundação O Boticário de Jornalismo (2010) e o Troféu Raça Negra Jornalismo (2011).
Sobre o nome usado para batizar esse prêmio, Rosy de Macedo Pinheiro Lima foi, por muitos anos, a primeira e única mulher paranaense a exercer um mandato de deputada estadual (1947 a 1950) e também a primeira do Estado a conquistar o título de Doutora em Direito. (Foto: Rafael Pto/Divulgação)