Encontro destaca força da mulher no agro paranaense
Aproximadamente 300 produtoras rurais de 30 comunidades participaram nesta quinta-feira (6), do Encontro das Mulheres Agricultoras de Pato Branco - Flor do Campo. Já em sua 22ª edição, o evento tem por objetivo valorizar o trabalho da mulher no campo e sua contribuição para a economia e para segurança alimentar da população.
"Fiz questão de estar aqui, como deputado e primeiro-secretário da Assembleia Legislativa do Paraná, para homenagear as nossas mulheres, especialmente as produtoras rurais, que carregam o Paraná e o Brasil nos braços. Esse evento não é apenas uma celebração, mas um reconhecimento do trabalho árduo dessas mulheres que fazem toda a diferença no agro e na nossa economia", afirmou na ocasião o parlamentar cascavelense Gugu Bueno.
"Embora o governo federal não reconheça o agro como deveria, nós sabemos a força desse setor. O governador Ratinho Júnior e o Estado do Paraná compreendem a importância da produção rural para o presente e o futuro do nosso país. Minha presença aqui é para reafirmar nosso apoio às mulheres que fazem do agro uma potência", completou Gugu, que na semana passada havia feito duras gríticas à baixa presença de autoridades de Brasília no Show Rural Coopavel.
A programação incluiu palestras técnicas e espaços de troca de experiências entre as participantes e também teve a participação de diversas lideranças do setor e apoio de entidades como o Sindicato dos Trabalhadores Rurais, o IDR-Paraná e Secretaria da Agricultura e Abastecimento.
Anfitrião, o prefeito Geri Dutra reforçou a necessidade de valorizar e ampliar a participação das mulheres na agricultura. "Este encontro é uma oportunidade para reconhecer o trabalho fundamental das mulheres no campo, que muitas vezes não recebe a visibilidade que merece. Queremos oferecer um ambiente de aprendizado e troca de experiências, onde todas se sintam valorizadas e fortalecidas. Nosso objetivo é promover a integração, o desenvolvimento e a autonomia das mulheres na agricultura, e também celebrar a força e a dedicação de cada uma delas", afirmou ele. (Foto: Divulgação)