Radar confirma Ibope
Aqueles que desmereceram a pesquisa Ibope contratada pela RPC e divulgada ontem à noite tiveram que engolir novos números desfavoráveis a seus candidatos ao Governo do Paraná nesta quarta-feira, quando saiu a pesquisa Radar encomendada pela ADI (Associação dos Jornais Diários do Interior). Com 1.204 entrevistas feitas entre 1º e 4 deste mês, intervalo de confiança de 95%, margem de erro de 3% e registradas no TRE com o número 05985/2018 e no TSE com o número BR-01988/2018, o levantamento estimulado da Radar mostra Ratinho Júnior com 40,4% de intenções de voto, seguido de Cida Borghetti com 15,5%, João Arruda com 5,1%, Dr. Rosinha com 3,3%, Jorge Bernardi com 1,7%, Ivan Bernardo com 1,6%, Ogier Buchi com 0,9%, Professor Piva com 0,5%, Geonísio Marinho com 0,4% e Priscila Ebara com 0,3%. Os brancos e nulos somaram 11,4% e os indecisos, 18,9%. O filho do Ratão somou 11 pontos percentuais a mais que todos os adversários juntos, indicando assim que se a eleição fosse hoje faturaria a eleição já no primeiro turno.
"Efeito manada"
Diante dos números dos dois levantamentos (Ibope e Radar), os adversários de Ratinho Junior a esta altura devem estar preocupados não só em mudar de estratégia para cooptar mais eleitores, mas também com um fenômeno comum nas eleições brasileiras. É o chamado "efeito manada", que consiste na migração de candidatos proporcionais em apoio ao que lidera a disputa majoritária.
Cida já começou
Por falar em mudança de estratégia, ao menos o staff da campanha de Cida Borghetti madrugou nesta quarta-feira empenhado em redefinir algumas ações de campanha. Tudo leva a crer que a atual governadora terá uma conduta bem mais incisiva em relação ao seu principal adversário no programa eleitoral e nos debates que ainda serão realizados.
No ataque
Para reverter o quadro desfavorável, o candidato emedebista João Arruda conta em sua trincheira com "a língua mais afiada" da política do Paraná. Trata-se do senador Roberto Requião, seu tio, que já desferiu o primeiro ataque no líder das pesquisas. "Eu proponho ao Ratinho que, ao invés de vender a reserva ambiental da Ilha das Cobras, suspenda os recursos fantásticos que o SBT de seu pai recebe do governo", escreveu Requião nas redes sociais.
Contrataque
Essa "alfinetada" de Requião não deixa de ser uma resposta ao que Ratinho Junior falou recentemente em encontro organizado pela Faep. Na ocasião, o candidato do PSD anunciou que irá transformar a Chácara do Canguiri (onde Requião deixava seus cavalos de raça quando era governador) em uma escola agrícola modelo.
Rabello na Acic
Dando sequência à proposta de ter uma participação mais ativa no processo político, o empresariado ligado à Acic tem novo encontro marcado para as 18h30 desta quarta-feira, na sede da entidade, desta feita com Paulo Rabello de Castro, candidato a vice-presidente na chapa encabeçada por Alvaro Dias.
Quem é ele
Doutor em Economia pela Universidade de Chicago, Paulo Rabello de Castro foi presidente do BNDES e do IBGE, além de fundador e presidente do Instituto Atlântico. É também autor de mais de uma dezena de livros e em 2018 foi eleito economista do ano pela OEB (Ordem dos Economistas do Brasil).
* Pílulas
* O deputado Rubens Bueno entregou pessoalmente nesta semana ao ministro da Segurança Pública, Raul Jungmann, os projetos de criação de duas novas Apacs no Oeste paranaense, uma em Palotina e outra em Maripá. * Um homem de 57 anos morreu ao invadir com o carro o ginásio de esportes de Assis Chateaubriand na manhã de hoje. Mas este foi um acidente de fato, segundo a polícia, diferente do episódio de dois meses atrás, quando outro homem invadiu de propósito o ginásio com uma caminhonete e matou o secretário municipal de Esportes, Elder Coutinho. * Apesar do recurso ao STF em uma última defesa da candidatura Lula, o PT já teria decidido lançar Fernando Haddad à Presidência em um ato no próximo dia 11, em Curitiba. * De companheiro para companheiro: Edson Fachin será o relator do recurso de Lula contra a inelegibilidade no STF. * O Facebook está ganhando dinheiro a rodo nesta campanha. O TSE já contabilizou um gasto superior a R$ 2 milhões em impulsionamentos apenas entre 16 e 30 de agosto. Só no Paraná foram R$ 320 mil, quase metade por conta de Cida Borghetti. * Uma denúncia por improbidade administrativa protocolada hoje pelo Ministério Público de São Paulo é mais um obstáculo para Geraldo Alckmin em sua campanha ao Palácio do Planalto. * Dois policiais que atuaram na campanha do deputado estadual Flávio Bolsonaro (filho de Jair, o presidenciável) foram presos acusados de integrar uma quadrilha especializada no crime de extorsão.