Com Gleisi ministra, Paraná terá deputada de 17 mil votos
Segunda suplente do PT do Paraná, com apenas 17.103 votos obtidos na eleição de pouco mais de dois anos atrás, a vereadora londrinense Lenir de Assis será a mais nova integrante da bancada paranaense na Câmara Federal. Ela assumirá como deputada em substituição a Gleisi Hoffmann (foto), eleita com 261.247 votos e anunciada nesta sexta-feira (28) pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva para comandar o Ministério das Relações Institucionais da Presidência em substituição a Alexandre Padilha, que acabou de ser remanejado para o Ministério da Saúde.
Lenir é o segundo nome do PT paranaense a sair ganhando com as escolhas de Lula no atual mandato. O primeiro foi Elton Welter, de Toledo, que terminou como primeiro suplente petista ao obter 21.118 votos em 2022 e assumir a cadeira em substituição ao também londrinense Enio Verri, que precisou renunciar ao mandato de deputado para assumir o cargo de diretor-geral brasileiro da Itaipu Binacional.
Presidente nacional do PT desde 2017, Gleisi foi senadora entre 2011 e 2018 e ministra da Casa Civil no primeiro mandato de Dilma Rousseff na Presidência da República. Além disso, ela também foi secretária municipal de Londrina, secretária estadual do Mato Grosso do Sul e diretora financeira da Itaipu. Ela assume o cargo de ministra no dia 10 para cuidar da articulação política do Governo junto ao Congresso. (Foto: Divulgação PT)