Panificação: Oeste do Paraná já forma mão de obra especializada
A cadeia da panificação vai bem além de ir ao supermercado, adquirir um pacote de farinha, voltar para casa ou para a empresa e, literalmente falando, botar a mão na massa. É mais um ramo da alimentação que depende de detalhado estudo para, antes de tudo, aprender como preparar a melhor farinha e, a partir dela, fazer o melhor pão.
É o que dezenas de alunos de várias partes do Brasil e até do exterior estão aprendendo no CETABA (Centro de Tecnologia de Alimentos, Bebidas e Meio Ambiente de Céu Azul), um moinho escola que acaba de formar a primeira turma, após 12 meses de intenso aprendizado.
A diplomação aconteceu nesta quarta-feira (26), simultaneamente com a inauguração de um Centro de Panificação voltado justamente à formação de profissionais na área. Dentre os formandos estavam Edson Segunda, de Luanda, e a paraguaia Luz, que receberam incentivo das empresas nas quais trabalham para vir a Céu Azul se aperfeiçoar.
Após a inauguração, quem se interessou pôde assistir a uma palestra bastante interessante do gerente técnico da Associação de Trigo dos Estados Unidos, Andrés Angel Saturno Eguren.
O Centro recebeu graciosamente da Prefeitura um terreno de 5.600 metros quadrados localizado no Bairro São Lucas, mas em contrapartida se comprometeu a oferecer cursos gratuitos a moradores da cidade que não possuem condição financeira para pagar a mensalidade. (Foto: Reprodução Catve)