Carteira de idoso ou PCD pode ser obtida via internet
Aparentemente pouca gente sabe, mas o fato é que desde outubro do ano passado idosos e pessoas com deficiência (PCDs) podem emitir a credencial de estacionamento de forma digital. A medida, implementada pela Secretaria Nacional de Trânsito, veio para simplificar e agilizar o processo, tornando-o mais acessível.
Com a versão digital, o beneficiário pode escolher entre imprimir o documento e afixá-lo no painel do veículo ou vinculá-lo eletronicamente a um único carro, com a possibilidade de substituição sempre que necessário. O procedimento pode ser feito de forma prática e online, sem necessidade de deslocamento, por meio do aplicativo Carteira Digital de Trânsito (CDT) ou do Portal da Senatran.
De acordo com o Senatran, a medida beneficia mais de 16 milhões de pessoas acima de 60 anos que possuem, ou possuíram, CNH, e cerca de 3,4 milhões de PCDs cadastrados na base do Registro de Referência da Pessoa com Deficiência. O documento, que antes tinha validade de cinco anos, agora é vitalício para os idosos. No caso de pessoas com deficiência, a autorização será mantida enquanto constarem na base do registro. (Foto: Gabriel Rosa/AENPR)