Cascavel pode arrecadar muito mais IR para os projetos sociais
Poder público e entidades das áreas contábil e empresarial lançaram na manhã desta terça-feira (25), na Acic, a campanha Tributo à Cidadania 2025. O objetivo é sensibilizar pessoas físicas e jurídicas a destinar parte do Imposto de Renda devido a projetos sociais de atenção à criança, ao adolescente e ao idoso. Uma informação apresentada na reunião chamou atenção: o potencial de destinações no Município, apenas de pessoas físicas, é de R$ 26,3 milhões.
Para se ter uma ideia, o valor arrecadado em 2024 foi de apenas R$ 2 milhões: R$ 1,14 milhão o Fundo da Infância e Adolescência e R$ 933 mil para o Fundo do Idoso. Mais de R$ 1,33 milhão foram destinados por pessoas físicas. O FIA conta com 15 projetos habilitados, entre eles do Novo Basquete Feminino Cascavel (de iniciação esportiva), da Guarda Mirim (aprendizado a adolescentes), do Cemic (alimentação e pintura de quadra) e da Apofilab (ações com crianças e famílias de portadores de fissura lábio-palatal), além de contemplar o projeto Eureka, do Interlagos, e ações nas áreas da saúde e atenção a idosos.
O prefeito Renato Silva agradeceu a todos que, de uma forma ou outra contribuem, com a campanha. "Obrigado a todos que entendem o alcance e o impacto social dessa ação e fazem destinações aos fundos municipais. Com o empenho de todos, vamos conseguir uma soma maior de recursos e contemplar mais projetos", acentuou o prefeito. A secretária de Assistência Social, Rosely Vascelai, destacou o trabalho conjunto, o papel determinante dos contadores e os cuidados na gestão e transparência de uso das destinações.
DINHEIRO FICA NA CIDADE
A secretária de Comunicação Social, Beth Leal, apresentou as peças da campanha de mídia elaboradas com o objetivo de mostrar às pessoas que esse dinheiro fica na cidade. A presidente do Sincovel, Ionara de Bortoli, agradeceu a colaboração dos contadores e citou a importância dos projetos, a transparência na utilização dos recursos e a facilidade das destinações como aliados para o sucesso da parceria. As destinações, de pessoas físicas (até 6% e empresas até 1% do imposto devido) podem ser feitas de 17 de março a 31 de maio.
O presidente da Acic, Siro Canabarro, apontou que o trabalho ganha amplitude e visibilidade devido ao amadurecido da comunidade, que se une pela causa. O promotor Luciano Machado lembrou do ex-presidente da entidade, Hylo Bresolin, e pelo amor que nutria pelo Cemic, que já ajudou a transformar mais de 20 mil vidas. "Precisamos motivar as entidades e estimular os contribuintes, porque se a família ganha, toda a sociedade ganha", apontou. Claudio Brunetto, do CRC-PR, falou da necessidade de aprimoramento da legislação para que o alcance de parcerias como essa sejam ainda maiores.
Os vereadores Sidnei Mazzuti e Hudson Moreschi agradeceram pelo empenho de todos e se disseram otimistas com o resultado. Por sua vez, o delegado da Receita Federal, Antônio Carlos, informou que das 37 mil pessoas físicas aptas 1,5 mil fizeram destinações em 2024, o dobro do registrado em anos anteriores. "Isso demonstra que, gradualmente, a campanha vem alcançando bons resultados, mas o potencial de melhoria é significativo", assinalou o delegado. (Foto: Divulgação)