Morte do ex-deputado Luiz Accorsi faz Alep decretar luto
O presidente da Assembleia Legislativa do Paraná, deputado Alexandre Curi, decretou luto oficial de três dias em razão da morte do ex-deputado estadual Luiz Accorsi, falecido em Porto Rico, no Noroeste do Estado, aos 83 anos. Accorsi elegeu-se deputado na Casa em 1994, com 23.874 votos; foi reeleito em 1998, com 30.043 votos; em 2002, com 48.917; em 2006, com 71.920; e em 2010, com 61.820 votos.
No exercício de seus cinco mandatos ele foi autor de mais de 150 projetos de lei, entre os quais o que institui o fundo de apoio à geração de emprego e renda no Estado; o que dispõe sobre a implementação de medidas necessárias à prevenção e ao tratamento de câncer de mama e ginecológico; o que autoriza o Poder Executivo a conceder incentivos fiscais às empresas privadas que contratarem pessoas portadoras de deficiência física; o que proíbe a venda de cigarros a menores de 18 anos nos estabelecimentos comerciais do Estado; e o que dispõe sobre a obrigatoriedade de veiculação de programas de informação e prevenção da Aids para alunos de 1º e 2º graus nos estabelecimentos de ensino estaduais. Além disso, presidiu a Comissão de Saúde Pública da Casa e a CPI dos Medicamentos, instalada em 2001.
Médico de formação, foi membro da Associação Médica do Paraná e da Sociedade Brasileira de Pediatria e, antes de virar deputado estadual, foi vereador de Curitiba. Era tio do ortopedista cascavelense Marcelo Accorsi. (Foto: Sandra Nascimento/Alep)