Projeto inovador contribui para fomentar comércio cascavelense
Desenvolvido em parceria pelo Sebrae, Acic e Prefeitura Municipal, o Projeto Comércio Inteligente tem ajudado sobremaneira a fomentar o comércio em Cascavel. O início foi em 2023, com o mapeamento de 150 negócios, das quais 40 passaram no diagnóstico e 19 participam efetivamente do programa.
"Conseguimos reorganizar a loja e melhoramos a visualização dos produtos. Como a nossa loja é de tecidos e malhas, essa adaptação era necessária. Padronizamos vários processos. O projeto nos ajudou a criar o POP - Processo Operacional Padrão, o que facilita a integração de novos funcionários, permitindo que entendam rapidamente a nossa cultura organizacional", conta Fábio Teles dos Santos, um dos empresários participantes.
Com o programa, a empresa de Fábio mudou até a forma de selecionar e gerir os funcionários. "Contratávamos na urgência de preencher uma vaga, o que gerava custos, despesas e inconvenientes. Hoje, realizamos um processo de seleção mais eficiente, identificando perfis adequados", conta ele.
No caso do Ewerson Luiz Poisk Junior, que atua no setor de vendas de veículos elétricos, como patinetes e ciclomotores, o Comércio Inteligente possibilitou que a empresa identificasse um problema, que merecia prioridade. "Entendemos que precisávamos implementar uma assessoria financeira. Outro ponto importante, foi a ação de cliente oculto, que nos avaliou e trouxe o feedback de como estava nosso atendimento", testemunha.
COMO FUNCIONA
O objetivo do Comércio Inteligente é posicionar Cascavel como um polo empresarial em expansão e contribuir para o desenvolvimento econômico da região. "Estamos falando de inteligência para o varejo, para o comércio e serviços. Trabalhamos questões comportamentais, inteligência de dados e tecnologia", explica a consultora do Sebrae/PR, Ana Rizzi.
Desde a implantação do projeto, o objetivo tem sido modernizar e digitalizar o comércio por meio de novas tecnologias. Em 2024, o foco estava na gestão e trabalhou com oito workshops, cinco eventos integrados, oito encontros do núcleo, minuta de lei, criação da Comissão de Serviços de Infraestrutura como base para projeto nacional e, para 2025, a atenção estará voltada à inovação e à transformação digital. A meta é conectar esses mundos.
Ao longo dos próximos meses, os envolvidos continuarão recebendo consultorias individuais e coletivas para consolidar as mudanças, conforme o nicho de atuação de cada um. Em fevereiro, foi realizado encontro com alguns empresários dentro do Show Rural e, ao longo do ano, as ações estratégicas seguirão como prioridade, com o intuito de tornar Cascavel uma referência estratégica em comércio inteligente para empresários e para a sociedade. (Foto: Arquivo pessoal)