Faep condena suspensão dos financiamentos à agricultura
O Sistema Faep emitiu nota informando ver com preocupação o impacto da recente decisão do Governo Federal de suspender novos financiamentos subvencionados no âmbito do Plano Safra 2024/25, por isso pede a retomada imediata das operações para que o setor produtivo seja atendido em suas necessidades. A suspensão começa nesta sexta-feira (21), seguindo determinação da Secretaria do Tesouro Nacional, vinculada ao Ministério da Fazenda.
"A suspensão de novos financiamentos penaliza os agricultores e pecuaristas. É uma decisão que coloca em risco a segurança alimentar e também a economia do país. Afinal, o setor agropecuário é um dos principais pilares econômicos do Brasil e merece respaldo para continuar com seu desempenho exemplar", afirma o presidente interino do Sistema Faep, Ágide Eduardo Meneguette.
O principal motivo apontado para a suspensão é o fato de o Orçamento 2025 ainda não ter sido aprovado pelo Congresso, mas o Tesouro Nacional também admitiu ter constatado um "aumento relevante dos gastos devido à forte elevação nos índices econômicos que compõem os custos das fontes em relação aos utilizados".
"Os produtores não podem ser prejudicados pela morosidade na aprovação do Orçamento da União, tampouco pelo direcionamento de recursos insuficientes para atender as demandas do setor. Defendemos a retomada imediata dos financiamentos subvencionados pelo Plano Safra", acrescenta Meneguette. (Foto: Divulgação Sistema Faep)