Empresariado do Oeste é o mais cauteloso do Estado
Os empresários da região Oeste são os que estão mais cautelosos de todo o Paraná neste 1º semestre de 2025, segundo a Pesquisa de Opinião do Empresário do Comércio, contratada por Fecomércio e Sebrae. Só 23,5% do empresariado oestino acreditam na expansão dos negócios, índice que na pesquisa anterior ficou em 41,2%.
A parcela de gestores da região Oeste que projeta estabilidade no faturamento corresponde a 30,6%, enquanto 24,7% demonstram expectativas desfavoráveis. Outros 21,2% preferiram não opinar ou ainda não têm uma avaliação definida.
Os empresários do setor de serviços são os mais confiantes, com 37% de expectativas favoráveis no Estado todo. O desempenho acompanha os bons resultados do segmento em 2024, que apresentou um crescimento acima da média nacional, de acordo com os dados da Pesquisa Mensal de Serviços do IBGE.
No varejo, as expectativas positivas chegam a 26,7%, além dos 30,4% de empresários que preveem estabilidade nos próximos meses.
Já no turismo, 25,9% dos entrevistados esperam aumento no faturamento. O percentual representa uma queda considerável em relação aos 54,7% do segundo semestre de 2024, algo esperado devido à sazonalidade do setor, que tem maior movimento nos meses finais do ano.
As médias e grandes empresas lideram o otimismo, com 36,2% de perspectivas positivas. Em seguida aparecem os microempresários individuais (34%). Entre as pequenas empresas, o percentual é de 23,3%, enquanto os microempreendedores individuais (MEIs) são os mais indecisos e registram a menor taxa de otimismo, com 15,9%.
Ainda de acordo com a pesquisa, 71,7% das empresas paranaenses pretendem manter ou ampliar o quadro de colaboradores neste ano. Já na região Oeste esse índice cai para 37,7%.