Uma missão quase impossível
Eis que o TSE, aquele mesmo Tribunal onde o ex-vizinho (morou em Toledo) Edson Fachin manchou sua biografia por ocasião do julgamento da impugnação da candidatura Lula, acaba de lançar no rádio, na televisão e nas mídias sociais uma campanha para incentivar o voto nas eleições de outubro. "Quando você deixa de votar, são os outros que acabam escolhendo por você", diz o locutor de voz empostada, acrescentando que "votar é decidir você mesmo o que é melhor para o futuro". A instância máxima da Justiça Eleitoral está correta em sua iniciativa, pois abster-se de votar definitivamente está longe de ser uma solução, mas daí a atingir o objetivo almejado há uma distância enorme. Vale lembrar que no primeiro turno das eleições de quatro anos atrás 4,4 milhões de eleitores votaram em branco, 6,7 milhões anularam o voto e 27,7 milhões sequer compareceram às urnas. E olha que naquela época o desencanto dos brasileiros era bem menor do que agora.
Simulador
Paralelamente, o portal do TSE disponibilizou um simulador de votação na urna eletrônica. O eleitor pode treinar como votar nos cargos em disputa nas eleições de outubro - presidente, governador, senador (dois), deputado federal e estadual ou distrital com base em uma lista de candidatos e partidos fictícios. Ainda bem, pois se fossem verdadeiros a falta ao ensaio atingiria índices estratosféricos.
Em retirada
Segundo a Folha de S. Paulo, com a contrariada anuência de Lula o PT já se prepara para a retirada da candidatura do ex-presidente na próxima terça-feira (11), prazo limite dado pelo TSE para sua substituição. A ideia é que o nome de Fernando Haddad seja anunciado durante um ato em apoio ao ex-presidente marcado para esse dia.
Imprevisto
A entrada de Haddad no lugar de Lula é algo que já está preparado faz tempo, mas os petistas não contavam com um fato novo e preocupante ocorrido ontem, quando o Ministério Público de São Paulo formalizou denúncia contra ele por corrupção, lavagem de dinheiro e formação de quadrilha pelo recebimento, de maneira indevida, de R$ 2,6 milhões da UTC Engenharia.
O campo agradece
Ex-morador do Oeste paranaense, região com maior produtividade agrícola do País, e ex-presidente da Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural da Câmara Federal, o deputado Sergio Souza comemorou a derrubada da liminar que impedia o uso do Glifosato nas lavouras. "Sem ele não haveria mais agricultura no Brasil", resumiu.
Concessão parcial
Cida Borghetti declarou nesta terça-feira que reabrirá o diálogo com os servidores públicos estaduais logo após a eleição, mas que não fará qualquer concessão que possa comprometer o equilíbrio financeiro do Estado. Em outras palavras, disse que manterá a proposta de 1% de reposição. "Isso é respeito ao funcionalismo e os 11 milhões de paranaenses", afirmou.
Com comunicadores
Em reunião nesta terça-feira com representantes de mais de 300 emissoras de rádio de todo o Paraná, Ratinho Junior reforçou seu discurso em torno da necessidade de diminuir o tamanho da máquina pública. "Se não fizer isso, não sobra dinheiro para obras", sentenciou, acrescentando que, se eleito governador, irá buscar parcerias com a iniciativa privada "para viabilizar os projetos que são essenciais para o desenvolvimento do Estado".
Fora do ar
Mensagem postada pelo candidato a governador João Arruda nesta terça-feira em seu Facebook. "Estou em Brasília hoje para ajudar os caminhoneiros na votação da MP que vai garantir subsídio ao diesel. Não subo no muro e nem fujo de temas polêmicos. Em função disto, não irei aparecer no horário dos candidatos nos jornais da TV".
* Pílulas
* Os deputados federais Alfredo Kaefer, Aliel Machado, Assis do Couto e Toninho Wanscheer trocaram de partido quase tanto quanto trocaram de camisa no atual mandato. Todos mudaram de agremiação três vezes. * O mesmo ocorreu com os deputados estaduais Ricardo Arruda e Gilberto Ribeiro. Não consta, porém, que qualquer um deles tenha agido assim por razões ideológicas ou coisa que o valha. * A Prefeitura de Cascavel pretende oferecer 10 mil exames preventivos de câncer de mama, útero e próstata entre o Outubro Rosa e o Novembro Azul. * Além disso, o secretário de Saúde, Rubens Griep, informou hoje que o Hospital Retaguarda (antigo Giácomo Lunardelli) deverá entrar em funcionamento antes do fim do ano. * Um Palio da Secretaria de Saúde de Braganey foi "detonado" em acidente na madrugada de ontem. * Detalhe: ele estava sendo dirigido pelo servidor responsável pelo controle da frota, que foi afastado e virou alvo de uma investigação. * Rumores dão conta que Osmar Dias estaria propenso a voltar à cena política e concorrer ao Senado em substituição a Nelton Friedrich. Será? * Alvaro Dias não se deu bem ao visitar hoje o sinistrado Museu Nacional do Rio de Janeiro, pois foi recebido aos gritos por um grupo de eleitores de Jair Bolsonaro. * Bolsonaro também esteve no Rio nesta terça-feira, mas para um encontro de cerca de uma hora e meia com João Roberto Marinho, vice-presidente das Organizações Globo. * Na pesquisa Ibope divulgada nesta terça-feira para o Senado, Roberto Requião apareceu com 43%, Beto Richa com 28%, Flávio Arns com 17% e Alex Canziani com 11.