Avicultores de Guaraniaçu e C. Bonito dominam premiação
Dentre tantos outros atos importantes, o 37º Show Rural Coopavel, que se estende até esta sexta-feira (14), serviu para a entrega da premiação criada pelo setor de fomento avícola da Coopavel para reconhecer e valorizar o empenho dos integrados da cooperativa.
E avicultores de dois municípios se destacaram: como melhores produtores foram reconhecidos Altevir Ferneda, Guaraniaçu, com 1,452 de resultdos final; em segundo Genésio Gregolon, de Campo Bonito, com 1,453; e em terceiro Arlindo Ferneda, também de Guaraniaçu, com 1,476. A entrega ocorreu em ato prestigiado pelo presidente da Coopavel, Dilvo Grolli, e pelo ex-governador Orlando Pessuti.
O gerente do Centro Tecnológico da Avicultura, Eduardo Leffer, explicou que a classificação levou em conta o melhor índice de conversão alimentar, que é calculado pela quantidade de quilos de ração que o frango come para produzir um quilo de carne, um quilo de peso vivo.
"Há 50 anos levávamos 60 dias para terminar um frango e hoje a gente chega aqui e vê essas conversões maravilhosas através da ciência, das nossas universidades e de nossas cooperativas. Fico muito feliz em saber que fazemos parte dessa história. Isso é um exemplo para mudar o mundo", destacou Grolli na ocasião.
SUINOCULTORES
Durante o Show Rural a Coopavel também premiou os melhores criadores de suínos a ela integrados, em cerimônia que teve a participação, inclusive, da presidente do Banco do Brasil, Tarciana Paula Gomes Medeiros.
O casal Neusa e Aldemir Oldoni, do Alto Bom Retiro (Cascavel), ficou em primeiro lugar; em segundo, ficou o casal Augusta e Neucir José Secchi (Guaraniaçu); em terceiro, Leonir Luiz Arenhart, de Gramadinho (Cascavel); em quarto, Joacir Antonio Maciel Scherer, de São João (Cascavel); e em quinto, Adelar Renato Arenhardt, de Gramadinho (Cascavel). (Foto: Divulgação)