Cascavel sediou maior sessão itinerante da história da Alep
A observação foi feita pelo ex-presidente Ademar Traiano e fez jus à grandeza do maior evento agropecuário da América Latina: de todas as 17 sessões itinerantes já realizadas pela Assembleia Legislativa do Paraná, a maior e mais prestigiada de todas foi a presidida por Alexandre Curi e secretariada por Gugu Bueno na tarde desta quarta-feira (12), no Show Rural Coopavel, em Cascavel.
Além de inúmeros deputados estaduais, como os também cascavelenses Marcio Pacheco, Oziel Batatinha e Professor Lemos, a 2ª secretária da Alep, Maria Victória, e o líder do governo na Casa, Hussein Bakri, a sessão atraiu diversas outras figuras de ponta do cenário político paranaense, como o prefeito recém-eleito de Londrina, Tiago Amaral, o ex-prefeito de Curitiba, Rafael Greca, o deputado federal Dilceu Sperafico e a secretária estadual de Cultura, a cascavelense Luciane Pereira, filha de um dos homenageados, o ex-governador Mario Pereira, bem como o também ex-governador Orlando Pessuti.
O prefeito Renato Silva esteve presente na abertura, mas teve que se ausentar, razão pela qual coube ao presidente da Câmara, vereador Tiago Almeida, falar em nome dos políticos locais. Antes dele o presidente da Coopavel, Dilvo Grolli, deu as boas vindas a todos.
"Meu coração transborda de alegria neste momento diante da presença de tantas autoridades", declarou o primeiro secretário da Assembleia, o cascavelense Gugu Bueno, ressaltando que a essência das sessões itinerantes é colher ideias da população como um todo para melhor direcionar os investimentos do Estado. "Só no ano passado recebemos 8 mil sugestões, que estão no Orçamento do Estado deste ano", lembrou.
"O projeto Assembleia Itinerante tem como principal objetivo levar o Poder Legislativo mais próximo da população, permitir que aquelas pessoas que, muitas vezes, não têm a oportunidade de ir à Capital, possam conversar e cobrar os seus representantes políticos", disse Curi, ressaltando que "na vida pública nada se constrói sozinho" e que uma nova sessão nesses moldes será realizada nesta quinta-feira (13), em Foz do Iguaçu.
HOMENAGENS
A sessão também foi marcada por homenagens a uma vasta lista de líderes, entidades e empresas de Cascavel e região, a começar pelo presidente da Coopavel, Dilvo Grolli. Com problema de saúde, o líder cooperativista Ibrahim Faiad não pôde comparecer para ser homenageado, sendo representado pela esposa Sueli e pelo sobrinho Khaled Nakka.
Por proposição de diferentes deputados, também foram homenageados, dentre outros, o ex-governador Mario Pereira, os empresários cascavelenses Assis e Assis Marcos Gurgacz e os ex-prefeitos Estanislau Franus (Cafelândia), Derli Donin (Toledo), Renato Tonidandel (Santa Lúcia), Julio Morandi (Santa Helena) e Professor Martinho (Iguatu), além do Hospital Universitário do Oeste do Paraná. (Foto: Divulgação)