Histórico: Show Rural recebe 3 governadores de uma só vez
O Show Rural Coopavel, maior feira agropecuária da América Latina, vive nesta quarta-feira (12) mais um dia histórico. Pela manhã, o evento recebeu de uma só vez nada menos que três governadores: Ratinho Junior, do Paraná; Eduardo Riedel, do Mato Grosso do Sul; e Antonio Denarium, de Roraima. E à tarde servirá de palco para uma sessão itinerante da Assembleia Legislativa, outro fato inédito.
"Pela primeira vez, em 37 edições, o evento reúne três governadores. O Show Rural se tornou o maior evento da América do Sul, crescendo significativamente nos últimos cinco anos, muito pelo apoio que o Governo do Estado do Paraná tem dado à feira", celebra na ocasião o presidente da Coopavel, Dilvo Grolli.
"Sabemos que o Paraná e o cooperativismo paranaense têm cada dia mais protagonismo no agronegócio nacional. O Show Rural, que é uma feira extremamente técnica, proporcionando aos agricultores acesso a novas tecnologias, equipamentos e metodologias de trabalho no campo", destacou o governador do Paraná ao iniciar o dia com uma coletiva à imprensa.
Ratinho Junior aproveitou para falar dos avanços em infraestrutura, um dos pontos centrais de sua gestão. "O novo programa de concessões [pedágio] prevê milhares de quilômetros de duplicações, terceiras faixas, contornos, viadutos e passarelas, além de serviços de conservação ao longo dos 30 anos de contrato", disse ele, ressaltando que o lote que contempla as regiões Oeste e Sudoeste receberá o maior investimento de todos, de quase R$ 8 bilhões em obras.
Ele também fez a entrega de R$ 2,7 milhões em equipamentos a 28 colégios agrícolas do Estado, incluindo tratores, drones, perfuradores de solo e plantadeiras de mandioca , e participou de reunião com as diretorias da Ocepar (Organização das Cooperativas do Estado do Paraná) e da Fecoopar (Federação e Organização das Cooperativas do Estado do Paraná), ao lado do colega Eduardo Riedel, para tratar de novos investimentos e parcerias.
Ao longo do dia, o governador anunciará a abertura de um concurso para o IDR-Paraná com 422 vagas e uma série de investimentos voltados ao setor agropecuário. Entre eles, estão novas linhas de crédito para produtores rurais, um programa de inovação para o desenvolvimento de tecnologia genômica aplicada ao agronegócio e avanços nos Corredores Rodoviários Sustentáveis, com a ampliação da rede de abastecimento de gás natural e biometano.
"O Paraná já se consolidou como o estado com o maior número de usinas de biogás no País. Das 1.500 existentes no Brasil, 600 estão aqui. Nesta região, por exemplo, há propriedades onde a geração de energia a partir do biogás já supera a renda da produção agrícola", disse Ratinho, que aproveitou para assinar documento conjunto com a Coopavel e a Itaipu para criação de um ecossistema de startups voltado para pesquisas agropecuárias. (Foto: Roberto Dziura Jr/AENPR)