Histórico: Assembleia realiza 1ª sessão itinerante no Show Rural
A Assembleia Legislativa do Paraná promove nesta quarta-feira (12), em Cascavel, mais uma edição do projeto Assembleia Itinerante. Será a 17ª sessão especial de interiorização, mas a primeira da história no Show Rural Coopavel, maior feira do agronegócio da América Latina. Com início às 14h, ela servirá para ouvir sugestões e receber as reivindicações da população, aproximando assim o Parlamento estadual da população.
Na ocasião, personalidades de destaque na sociedade e representantes de entidades serão homenageadas com diplomas de menção honrosa, em reconhecimento à contribuição dada ao desenvolvimento econômico e social do Oeste paranaense. Dentre os homenageados estão os líderes cooperativistas Dilvo Grolli e Ibrahim Faiad, o ex-governador Mario Pereira e o empresário Assis Gurgacz.
Além dessa solenidade, que contará com a presença de autoridades estaduais e regionais, visitantes da maior feira agropecuária da América Latina poderão conversar e apresentar sugestões aos deputados estaduais.
A interiorização tem como principal finalidade aprimorar a interlocução do Legislativo paranaense com a população, repetindo um roteiro que, nos dois últimos anos, já foi cumprido em Londrina, Maringá, Paranaguá, Castro, Santo Antônio da Platina, Fazenda Rio Grande, Ponta Grossa, Irati, Dois Vizinhos, Arapongas, Francisco Beltrão, Telêmaco Borba, Paranavaí, Astorga e Ivaiporã.
Neste período, a Alep recebeu mais de quatro mil sugestões e reivindicações de diversos setores da sociedade, todas elas foram lidas, catalogadas e encaminhadas às instâncias competentes.
A Assembleia Itinerante percorre feiras e festas em grandes municípios do Estado, criando um canal direito entre a sociedade e o Legislativo. Com um espaço especial voltado para o trabalho da Assembleia, os deputados recebem prefeitos, vereadores, lideranças, empresários, representantes do setor produtivo e a população.
Na sessão itinerante, a população também tem a oportunidade de se informar sobre ações e projetos desenvolvidos pelo Parlamento estadual. No decorrer da agenda de trabalho, são distribuídos informativos detalhando as atividades legislativas, material que tem atraído, especialmente, a atenção dos jovens estudantes. Para conhecer mais sobre a iniciativa, basta clicar AQUI.
AGRO E PEDÁGIO
"Queremos ouvir as principais demandas da população. Temas importantes, como a nova concessão de pedágio na região, e o setor agropecuário terão espaço para debate com a Assembleia. Nosso objetivo é dar voz àqueles que, muitas vezes, não têm condições de ir até a sede do Poder Legislativo na capital, permitindo que conversem diretamente com seus representantes políticos", adianta o presidente Alexandre Curi.
Já o novo primeiro secretário da Assembleia da Alep, deputado cascavelense Gugu Bueno, considera a presença do Legislativo no Show Rural Coopavel um marco tanto para o Parlamento quanto para toda a região Oeste do Paraná. "Nossa missão é descentralizar o Legislativo, ouvir as demandas diretamente de quem vive e trabalha no interior do estado e garantir que as necessidades da nossa gente sejam levadas para o debate e a construção de políticas públicas efetivas. A expectativa é de uma sessão histórica, com pautas relevantes e homenagens a personalidades e empresas que ajudaram a transformar nossa região. Cascavel será, por um dia, a capital do Paraná dentro do Legislativo estadual", afirma.
Já o segundo o líder do governo na Assembleia, deputado Hussein Bakri a interiorização é um dos principais motivos pelos quais a Alep é considerada o órgão público mais transparente do Paraná, sempre aberta e próxima da população. "E nada mais significativo do que estarmos presentes no Show Rural Coopavel, considerada a maior feira de agronegócio da América Latina e a terceira maior do mundo. Somente na edição do ano passado, foram movimentados mais de R$ 6 bilhões em negócios. Por isso, é fundamental que nós, deputados, estejamos conectados às demandas do setor para contribuir com o crescimento e desenvolvimento do Paraná", afirma. (Arte: Vinícius Leme/Alep)