Três concorrentes e uma só vaga
No campo teórico, nada além disso, Leonaldo Paranhos pode até ter certo favoritismo para comandar a Secretaria das Cidades, uma das pastas mais importantes da estrutura do Governo do Estado. Essa vantagem, se efetivamente existe, está no fato dele ter conquistado seu segundo mandato seguido em 2020 com nada menos que 71,72% dos votos e, quatro anos mais tarde, ter emplacado o vice Renato Silva como seu sucessor logo no primeiro turno e com outra votação expressiva: 56,41%.
Mas há outros dois nomes de peso da política paranaense competindo pelo mesmo espaço: o ex-prefeito de Curitiba, Rafael Greca, reeleito em 2020 com 59,74% dos votos, e o ex-prefeito de Maringá, Ulisses Maia, reeleito naquele mesmo ano com 56,85%. Apesar de proporcionalmente menos votados, os dois fizeram bons mandatos e também emplacaram seus sucessores.
"São prefeitos importantes, que administraram cidades importantes do Estado e que têm muita experiência", desconversou Ratinho Junior ainda ontem (10), na Capital. E como nesta quarta (12) cumprirá agenda o dia todo no Show Rural, em Cascavel, será uma boa oportunidade para a crônica política tentar tirar dele qual será sua escolha. Tentar, é bem verdade, mas sem qualquer garantia de sucesso, pois habilidade política é algo que não falta ao governador paranaense. (Foto: Reprodução)